Já fez LIKE no CNN Portugal?

PJ ajuda a desmantelar esquema de viciação das eleições norte-americanas. Português suspeito de administrar maior fórum de hackers do mundo

A operação visou o mercado ilegal "RaidForums", "considerado o maior fórum de hackers do Mundo", com uma comunidade de mais de meio milhão de usuários

A Polícia Judiciária colaborou numa grande operação internacional que visou a identificação e detenção de várias pessoas em diferentes países por ligações a vários crimes, com recurso a meios informáticos, nomeadamente a manipulação de resultados em eleições para a presidência dos Estados Unidos.

Esta investigação, em que a participação da PJ foi determinante, passou pelos serviços secretos norte-americanos. Muitos dos crimes cometidos foram praticados com recurso a um servidor informático alojado em Portugal.

PUB

Em comunicado, a Polícia Judiciária explica que a operação em causa, denominada Tourniquet, envolveu a Europol e as autoridades norte-americanas e culminou na detenção de "vários suspeitos" na Europa e nos Estados Unidos. A operação visou o mercado ilegal "RaidForums", "considerado o maior fórum de hackers do mundo", com uma comunidade de mais de meio milhão de usuários.

A atividade deste fórum consistia na "comercialização de dados confidenciais exfiltrados ilicitamente", entre outros casos dos "registos de eleitores dos Estados Unidos".

Esta operação dura há um ano e identificou um suspeito português como um dos principais administradores do "RaidForums".

Parte da operação foi desenvolvida em território nacional e contou com a colaboração da Europol e de alguns serviços dos Estados Unidos como o US Secret Service (USSS), o Federal Bureau of Investigation (FBI) e o US Internal Revenue (USIRS). Foram realizadas várias buscas domiciliárias que conduziram à apreensão de bens materiais de um "elevado valor monetário" e de um "acervo de bases de dados que permitirão determinar a total abrangência dos fatos", adianta o comunicado da Polícia Judiciária.

PUB