Já fez LIKE no CNN Portugal?

Justiça do Brasil afasta presidente da petrolífera estatal Petrobras

Na semana passada, já tinha sido afastado um outro membro da direção da Petrobras, Sergio Machado Resende, também nomeado pelo Governo

A justiça do Brasil afastou o presidente da companhia petrolífera estatal Petrobras, apontando um potencial conflito de interesses e eventuais irregularidades na nomeação de Pietro Mendes, informaram 'media' locais.

Numa decisão preliminar divulgada na quinta-feira, o juiz Paulo Cezar Neves Junior, da Justiça Federal de São Paulo, aceitou uma queixa apresentada pelo deputado estadual Leonardo Siqueira.

PUB

De acordo com a agência de notícias Agência Brasil, a queixa aponta para um conflito de interesses, uma vez que Pietro Mendes é também secretário do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, no Ministério de Minas e Energia.

Por outro lado, a queixa alega que foi violada a lei que regula as empresas estatais, que não foi elaborada uma lista com três candidatos ao cargo e não foi utilizada qualquer empresa especializada para a seleção do presidente.

Com esta decisão preliminar, Pietro Mendes fica afastado do cargo até que haja uma sentença definitiva.

A Petrobras, a maior empresa brasileira, anunciou num comunicado que irá recorrer da decisão “de forma a defender a rigidez de seus procedimentos de governança interna, como tem atuado em outras ações em curso”.

A justiça do Brasil já tinha, na semana passada, afastado um outro membro da direção da Petrobras, Sergio Machado Resende, também nomeado pelo Governo.

Essa decisão apontou para a falta de uma lista com três candidatos ao cargo e para o facto de Rezende não ter cumprido o período de nojo de 36 meses após ter sido membro da direção do Partido Socialista Brasileiro, uma exigência da lei que regula as empresas estatais.

PUB

No início de março, o Conselho de Administração da Petrobras, liderado por Pietro Mendes, decidiu pagar apenas os dividendos mínimos e transferir para um fundo de reserva o valor (oito mil milhões de euros) que seria distribuído de forma extraordinária aos acionistas.

De acordo com a petrolífera brasileira, essa decisão garante que a empresa tenha uma reserva financeira para remunerar os investidores no futuro.

A decisão da petrolífera de minimizar os dividendos provocou uma forte queda das ações da empresa nas bolsas de São Paulo, Madrid e Nova Iorque.

Dias depois, o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu que a Petrobras não deve apenas pensar nos acionistas.

"Se eu for atender apenas a choradeira do mercado, você não faz nada”, acrescentou, sublinhando que a empresa tem de “pensar também em 200 milhões de brasileiros que são sócios dessa empresa”.

PUB