Já fez LIKE no CNN Portugal?

Morreu a atriz Glenda Jackson,vencedora de dois Óscares

Em 1992 trocou a representação pela política ao ser eleita deputada pelo Partido Trabalhista, tendo chegado a assumir a pasta britânica dos Transportes, entre 1997 e 1999, durante o mandato de Tony Blair

A atriz britânica Glenda Jackson, que também ingressou na política, morreu esta quinta-feira em Londres aos 87 anos, revelou o seu agente.

Glenda Jackson, que morreu na sequência de uma “breve doença”, soma vários prémios na representação, em cinema, televisão e teatro, mas o seu percurso também pela passou pela política, em particular nos anos de 1990.

PUB

Em 1971 venceu um Óscar de melhor atriz pelo desempenho no filme “Mulheres Apaixonadas”, de Ken Russell, e em 1974 voltaria a ser distinguida por “Um toque de classe”, de Melvin Frank.

A interpretação de rainha Isabel I, na série da BBC “Elizabeth R.”, também lhe valeu vários prémios na década de 1970, uma série então transmitida em Portugal pela RTP, e que a revelou no país.

Em 1992 trocou a representação pela política ao ser eleita deputada pelo Partido Trabalhista, tendo chegado a assumir a pasta dos Transportes, entre 1997 e 1999, durante o mandato governativo de Tony Blair.

Ao fim de 25 anos de ausência na representação, o regresso aos palcos dar-se-ia em 2016 na peça “Rei Lear”, de William Shakespeare.

Em 2020 venceu um prémio da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA, na sigla original) pelo telefilme “Elizabeth is missing”.

Formada pela Academia Real de Artes Dramáticas, e com passagem pela Royal Shakespeare Company, onde entrou em 1964 para protagonizar "Marat/Sade", de Peter Brook, Glenda Jackson tinha acabado de rodar “The Great Escaper”, de Oliver Parker, ao lado do ator britânico Michael Caine.

PUB