Já fez LIKE no CNN Portugal?

PAN elege novo líder este fim de semana em Matosinhos

Inês de Sousa Real tem pela frente Nelson Silva que se demitiu por “asfixia democrática interna”

O partido Pessoas-Animais-Natureza realiza o seu IX Congresso no sábado, em Matosinhos, para eleger uma nova liderança a que concorrem a atual porta-voz, Inês de Sousa Real, e o antigo dirigente Nelson Silva.

A reunião vai decorrer na Escola Básica de Matosinhos, no distrito do Porto, e tem início marcado para as 08:30.

PUB

Em foco vai estar a eleição da nova Comissão Política Nacional e do porta-voz (líder) do PAN, discussão e votação de três propostas de alteração aos estatutos, e ainda a discussão de 15 moções setoriais. O PAN vai também definir a orientação e estratégia política para os próximos anos.

As propostas de alteração aos estatutos são subscritas pelas duas listas candidatas à direção e também por um grupo de filiados que propõe a criação de uma "juventude PAN".

De acordo com a informação transmitida à agência Lusa por fonte oficial do partido, participam no IX Congresso do PAN 136 delegados, todos eleitos em lista pelas assembleias regionais e distritais.

Inês de Sousa Real: "A experiência e continuidade"

Neste congresso há dois candidatos à liderança: Inês de Sousa Real, deputada única e porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza há dois anos, recandidata-se ao cargo e vai enfrentar o antigo dirigente Nelson Silva, que conta com o apoio da corrente interna de opinião “Mais PAN, Agir para Renovar”.

PUB

O ex-deputado integrou a direção de Inês de Sousa Real até fevereiro do ano passado, quando se demitiu, juntamente com outros, alegando “asfixia democrática interna”.

Os estatutos em vigor estipulam que o porta-voz do PAN é a pessoa que está em primeiro lugar na lista mais votada (por voto secreto) para a Comissão Política Nacional.

Na sua moção global de estratégia "Pelas causas que nos unem", a atual líder reconhece que o mandato foi marcado por momentos atribulados, tanto a nível interno, com "falta de estabilidade", como pelo que foi acontecendo no país e no mundo, como a guerra na Ucrânia, e que os últimos resultados eleitorais "não foram os desejados", mas salienta que "há muito trabalho para realizar pelas causas PAN".

Inês de Sousa Real diz contar na sua recandidatura à Comissão Política Nacional com pessoas "com experiência e de continuidade do trabalho que se pretende levar a cabo, mas também uma lista renovada com pessoas que trazem mais-valias".

Entre alguns dos objetivos principais para o próximo mandato, a atual porta-voz assume quer "garantir que o PAN é o partido ambientalista de referência em Portugal" e que "não se afasta da sua génese política, a proteção animal como eixo prioritário", a adesão ao partido político europeu dos 'European Greens', e a nível eleitoral "recuperar os votos que já foram do PAN e que migraram para outros partidos" bem como "trabalhar para captar as pessoas que têm um voto ao centro".

PUB

Nelson Silva: PAN e a "maior crise da sua, ainda curta, história"

Já Nelson Silva aponta que o PAN vive "a maior crise da sua, ainda curta, história", com dois "desaires eleitorais", nas últimas autárquicas e legislativas.

O candidato a líder elege como "missão primordial" do mandato até 2025 preparar o PAN para a "recuperação eleitoral" e estabelece como objetivos "preparar estrategicamente o partido para recuperar o eleitorado perdido em 2022", bem como voltar eleger deputados na Assembleia Regional da Madeira e no Parlamento Europeu.

Na sua moção global de estratégia, Nelson Silva assinala ainda a necessidade de passar aos portugueses a "imagem de um partido exigente para com o Governo, nomeadamente na negociação do Orçamento do Estado e no recurso às ferramentas de fiscalização política" e não de "um partido suave, dócil, manipulável, por outras palavras, os 'Verdes' do PS".

No seu mandato, Inês de Sousa Real viu o partido passar de quatro deputados eleitos para um e as últimas alterações aos estatutos rejeitadas pelo Tribunal Constitucional.

A líder foi também alvo de críticas quando foi noticiada na comunicação social a sua ligação a empresas agrícolas de produção de frutos vermelhos e viu o seu mandato contestado, com a demissão de vários membros da sua comissão política em rota de colisão com a sua liderança e pedidos que se demitisse e convocasse um congresso extraordinário, incluindo por parte do seu antecessor no cargo, André Silva.

PUB