Já fez LIKE no CNN Portugal?

Compram em pequenas quantidades e guardam em mealheiros: jovens chineses entram na corrida ao ouro

Esta é a resposta dos jovens às dificuldades económicas, como a taxa de desemprego juvenil e os salários cada vez mais baixos

Não compram barras, porque não podem, mas pequenas quantidades de cada vez, que vão colecionando: há cada vez mais jovens chineses a correr às lojas para comprar ouro. 

O mercado do ouro chinês está, assim, a mudar. Se antes eram os mais velhos quem mais conseguiam atrair, hoje a procura já não se resume a eles e os jovens na casa dos 20 anos estão cada vez mais interessados neste investimento, de acordo com o Economist.

PUB

A taxa de desemprego juvenil nas cidades da China é de cerca de 15% e há cada vez mais empresas a baixar os salários. A resposta destes jovens está a ser apostar o máximo nas poucas poupanças que conseguem ir arrecadando. E, como não têm condições financeiras para comprar ouro à barra, compram-no em pequenas quantidades. 

São uma espécie de pequenas bolas (gold beans), que pesam cerca de uma grama cada e podem ser adquiridas em bancos ou joalharias por 600 yuan, cerca de 77 euros.

Para tal está a ajudar o preço do ouro, que, apesar da conjuntura económica, está a subir. A título de exemplo, o preço do ouro era de cerca de 2.170 euros por grama no dia 24 de abril - um aumento de 12% desde o início do ano.

PUB