Já fez LIKE no CNN Portugal?

Proposta do Governo para taxar lucros extraordinários também inclui setor da distribuição

António Costa revelou ainda que quer que esta discussão aconteça "mal termine este debate orçamental"

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira que a proposta de lei que o Governo irá apresentar para a tributação de lucros inesperados também irá incluir o setor da distribuição, após o PCP ter acusado o executivo de favorecer os grupos económicos.

No debate da generalidade do Orçamento do Estado para 2023, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que, na sua proposta orçamental, o Governo “fez uma clara opção pelos interesses dos grupos económicos”.

PUB

“Perante a escalada inflacionista e o aumento especulativo dos preços pelos grupos económicos, seja em bens alimentares, seja nos combustíveis, seja na eletricidade, seja no gás, o Governo continua a recusar controlar os preços e as margens, permitindo a esses grupos económicos que continuem a acumular lucros chorudos à custa do empobrecimento do povo”, acusou.

Jerónimo de Sousa afirmou que “os preços sobem, e sobem muito, atingindo os trabalhadores, reformados e as populações”, enquanto, ao mesmo tempo, “sobem, e sobem bem, muitos dos lucros dos grupos económicos e multinacionais”.

“Afinal, alguém ganha com isto. Alguém está a enganar alguém. Não se venha com a retórica de que não há dinheiro para salários: Há, está é mal distribuído”, afirmou.

Dirigindo-se a António Costa, o secretário-geral do PCP perguntou assim se o Governo “vai continuar a comprometer o futuro e a permitir que sejam os trabalhadores e o povo a pagar a especulação” e a “gula dos lucros dos grupos económicos”, ou vai ter “coragem e audácia política para os confrontar e fazer uma valorização das condições de vida do povo”.

PUB

Na resposta, o primeiro-ministro salientou que, “mal termine este debate orçamental”, espera que a Assembleia da República “tenha disponibilidade para discutir a proposta de lei” do Governo para tributar os lucros inesperados das empresas.

“É para aplicar aos lucros de 2022, e não aos lucros de 2023, a proposta de lei que vamos apresentar para a tributação de lucros não esperados do conjunto das empresas, que não são só do setor energético, mas são também o setor da distribuição que devem pagar aqueles lucros que estão a ter injustificadamente por via desta crise de inflação”, sublinhou.

Costa disse ainda esperar que a proposta de lei do Governo possa “contar com o voto do PCP”.

Antes, o secretário-geral do PCP tinha também considerado que a proposta orçamental do Governo “acelera o empobrecimento dos trabalhadores, dos reformados e pensionistas, ao recusar recuperar o poder de compra perdido”.

“Quando é cada vez mais urgente aumentar os salários e valorizar as pensões, o Governo determina o corte das pensões que os reformados e os pensionistas tinham direito nos termos da lei”, considerou.

PUB

Jerónimo de Sousa perguntou a Costa se “não é um corte nas reformas aquele que se faz quando um pensionista, com uma reforma de 400 euros, deveria ter um aumento de 34 euros de acordo com a lei, e apenas vai receber 17 euros”.

Na resposta, António Costa reiterou que, “em janeiro de 2023, nenhum pensionista receberá menos do que em dezembro de 2022”, sublinhando que o Governo decidiu antecipar para outubro deste ano metade do aumento das pensões previsto para 2023 “de forma a garantir que as pessoas têm o dinheiro quando mais precisam do dinheiro”.

Antecipando uma crítica do PCP, Costa admitiu que Jerónimo de Sousa pode contrapor que, “com este aumento em 2023, se nada acontecer durante o ano, o aumento em 2024 vai ser inferior, em termos reais, àquele que seria”.

“Por isso é que nós temos dito que iremos continuar a acompanhar, com muita atenção, a evolução da situação económica, do poder de compra dos pensionistas, da nossa economia e da capacidade da Segurança Social, para podermos responder em 2024 em função daquilo que for necessário responder em 2024”, disse.

PUB

O primeiro-ministro comprometeu-se assim “a continuar a avançar, não reduzindo o que as pessoas recebem, aumentando o que as pessoas recebem” e esperando “poder superar aquilo que é a expectativa das pessoas, assim o permita a economia, assim o permita a sustentabilidade futura da Segurança Social”.

Costa considerou ainda que o caminho que tem sido feito desde 2015 – quando assumiu a governação – tem sido “de melhoria efetiva do rendimento de quem trabalha, de quem é pensionista, de quem beneficia das prestações sociais”.

“Quando hoje falamos de pobreza, não falamos aliás da mesma pobreza que falávamos em 2015. (…) O limiar da pobreza destes anos subiu 31% desde 2015 para agora, e subiu porque o rendimento mediano da sociedade portuguesa felizmente melhorou”, disse.

PUB