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É oficial: Netflix termina com partilha de contas em Portugal (e quem quiser, vai ter de pagar mais)

Quem quiser ter um utilizador na sua conta fora da sua residência tem de pagar mais quatro euros de mensalidade, comunicou a empresa

A Netflix terminou esta quarta-feira com a partilha de contas em Portugal e vai passar a cobrar mais quatro euros por mês a quem quiser ter um ou dois utilizadores na sua conta com quem não coabite.

“Durante o último ano, temos vindo a explorar diferentes abordagens para abordar esta questão [partilha de contas] na América Latina, e estamos agora prontos para as lançar mais amplamente nos próximos meses, começando hoje [quarta-feira] no Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha”, pode ler-se num comunicado da empresa.

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A partir de agora, os membros com o plano standard ou premium podem “adicionar contas secundárias de membro adicional, para até duas pessoas fora da sua residência”, com o custo de 3,99 euros por mês. “Uma conta é destinada a uma residência”, diz a plataforma de streaming.

A Netflix realçou que sempre procurou “facilitar a partilha da conta entre pessoas que vivem na mesma casa”, com funcionalidades como “perfis diferentes e a possibilidade de ver a Netflix em vários ecrãs em simultâneo”. “Apesar do sucesso das mesmas, estas funcionalidades geraram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser partilhada. Hoje, mais de 100 milhões de residências partilham contas, o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade”, sublinhou a empresa na nota de imprensa.

No início deste mês, a empresa detalhou a forma como iria combater a partilha de contas. No site oficial da plataforma, é explicado que a partilha de conta passa a ser apenas possível a quem viva na mesma residência, ou seja, como escreve a Netflix, "pessoas que não vivem na sua residência têm de usar a sua própria conta para ver a Netflix".

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Assim, a plataforma avisa os utilizadores que acedam à sua conta em locais fora da residência que podem ter de fazer uma "verificação do dispositivo" para "confirmar que o dispositivo que está a utilizar a conta está autorizado a fazê-lo" e que, para outros dispositivos terem acesso sem interrupções à Netflix, devem conectar-se ao Wi-Fi da localização principal da conta pelo menos uma vez a cada 31 dias, de acordo com a Sky News.

Para essa verificação, "a Netflix envia uma ligação para o endereço de e-mail ou número de telefone associado ao titular da conta principal, a ligação abre uma página web com um código de verificação de quatro dígitos" e "o código tem de ser introduzido no dispositivo que fez o pedido no espaço de 15 minutos".

"Quando a verificação for concluída com êxito, o dispositivo poderá ser utilizado para ver a Netflix. A verificação do dispositivo poderá ser solicitada periodicamente", acrescenta a plataforma.

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No caso de estar a viajar ou de viver em mais de uma casa, a empresa de streaming garante que "não deverá necessitar de verificar o seu dispositivo para ver a Netflix". O que poderá acontecer é que "poderá ser-lhe solicitado, ocasionalmente, que verifique o seu dispositivo". 

A plataforma diz ainda que a verificação dos dispositivos numa residência é feita através dos endereços de IP. 

"Utilizamos informações como os endereços de IP, o identificador dos dispositivos e a atividade de conta dos dispositivos com sessão iniciada na conta Netflix", lê-se na página onde a plataforma explica como vai funcionar a partilha de contas.

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