Já fez LIKE no CNN Portugal?

Marta Temido continua seduzida por um projeto autárquico mas quer ser eurodeputada até 2029 (salvo "imponderáveis de vida ou de morte")

Cabeça de lista do PS às eleições europeias não vê problemas em ter transitado das listas para a Assembleia da República para o Parlamento Europeu. Também não vê problemas no sonho autárquico que já assumiu

Foi eleita deputada nem há dois meses e já deixou no ar um namoro pela Câmara Municipal de Lisboa. Marta Temido vai trocar a Assembleia da República pelo Parlamento Europeu, mas garante que essa é a única troca que quer fazer nos próximos anos.

Depois de ter admitido uma “atração” pela vida autárquica, a cabeça de lista do PS às eleições europeias garantiu, em entrevista à CNN Portugal, que no seu horizonte está apenas um lugar em Estrasburgo até 2029.

PUB

Marta Temido não considera esta troca uma falta de respeito, defendendo que o que vai fazer é o mesmo que faria cá, ainda que haja uma diferença de círculos eleitorais.

O caso é o mesmo com Francisco Assis, que até seria presidente da Assembleia da República na segunda metade da legislatura. A cabeça de lista do PS rejeita que isso possa causar falta de confiança aos eleitores, afirmando que “não foi um trampolim nem estamos em terrenos de areias movediças”.

“Aquilo que vamos defender é o mesmo, apenas noutro local”, reiterou, admitindo que essa defesa possa ter ainda mais força, dado o peso da União Europeia na legislação dos Estados-membros.

“Se mudássemos o que vamos defender seria uma traição. Não será o caso”, vincou.

Questionada diretamente se vai cumprir o mandato até ao fim, Marta Temido disse que sim, salvo “imponderáveis de vida e de morte”. Um mesmo imponderável, explicou, que aconteceu desde março, quando passou de deputada da Nação a candidata a eurodeputada.

Foram “circunstâncias imprevistas”, sublinhou, elencando situações como as eleições internas no PS, que acabaram com a vitória de Pedro Nuno Santos.

Perante a insistência de José Alberto Carvalho, e confrontada diretamente com um desafio autárquico em Lisboa, Marta Temido garantiu que “isso não acontecerá”, lembrando declarações recentes sobre o assunto. “Com uma certa ingenuidade disse que sim [que gostava de ser autarca]. Isso não quer dizer mais do que isso. O meu compromisso é com este projeto”, disse, voltando a rejeitar totalmente, “com toda a tranquilidade”, uma candidatura autárquica, seja a Lisboa, seja a outro concelho.

PUB