Já fez LIKE no CNN Portugal?

Morreu Lasse Wellander, guitarrista dos ABBA 

ABBA lamentam morte do "guitarrista soberbo", que foi vítima de cancro aos 70 anos

Lasse Wellander, guitarrista dos ABBA, morreu na sexta-feira passada, vítima de cancro, informa a imprensa internacional.

O óbito do sueco de 70 anos foi divulgado pela família, que acrescentou que Wellander morreu "rodeado pelos seus entes queridos" depois de a doença ter alastrado. "Eras um músico fantástico e humilde como poucos, mas acima de tudo eras um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso", lê-se no comunicado da família do guitarrista, divulgado nas redes sociais. 

PUB

Wellander começou a trabalhar com os ABBA no álbum homónimo da banda sueca, lançado em 1975, tornando-se o guitarrista principal nos álbuns seguintes. Tocou em temas como "Knowing Me, Knowing You", "Thank You for the Music" e "The Winner Takes It All".

A banda sueca partilhou entretanto um tributo ao guitarrista: "Lasse era um querido amigo, um tipo engraçado e um guitarrista soberbo", lê-se no comunicado dos ABBA.

"A importância do seu contributo no estúdio de gravação, bem como o seu trabalho sólido em palco foi imensa. Estamos de luto pela sua morte trágica e prematura e lembramos as suas palavras gentis, o sentido de humor, o sorriso no rosto, o brilhantismo musical do homem que teve um papel integral na história dos ABBA. Sentiremos profundamente a sua falta e ele nunca será esquecido", frisa a declaração de Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Faltskog e Anni-Frid Lyngstad.

PUB

Wellander atuou com os ABBA entre 1975 e 1980 e tocou nas bandas sonoras dos filmes "Mama Mia", de 2008, e da sequela de 2018, "Mamma Mia! Here We Go Again".

Também participou em dois dos álbuns a solo de Agnetha Faltskog e tocou com os ABBA no álbum de regresso de 2021, "Voyage".

Enquanto guitarrista e produtor, está associado a mais de 6.3000 canções da autoria de vários artistas, tendo igualmente assinado vários álbuns a solo.  

PUB