Já fez LIKE no CNN Portugal?

Presidente do Governo Regional admite “dores de crescimento” da Tarifa Açores

Cerca de 267 mil residentes beneficiaram da Tarifa Açores no primeiro ano em vigor da medida

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, admitiu esta terça-feira que existem “dores de crescimento” da Tarifa Açores, mas destacou o sucesso da medida que fixa em 60 euros o preço máximo dos voos interilhas para residentes.

“Há dores de crescimento no desenvolvimento que estamos a potenciar nos Açores no que diz respeito à acessibilidade área interilhas”, reconheceu o líder regional quando questionado pelos jornalistas sobre a medida.

PUB

José Manuel Bolieiro falava em Vila do Porto, após a reunião do Conselho de Ilha de Santa Maria, integrada na visita estatutária do executivo à ilha mariense.

O chefe do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) realçou ainda o sucesso da Tarifa Açores, que entrou em vigor a 1 de junho de 2021.

“A Tarifa Açores criou, manifestamente, uma mobilidade nos Açores, entre as ilhas, fantástica. Portanto, ela não teve nenhum constrangimento porque as operações foram sendo realizadas de modo a que houvesse disponibilidade de lugares suficiente para acomodar a procura”, vincou.

No sábado, a presidente do Conselho de Ilha de Santa Maria considerou a Tarifa Açores (que permite viagens aéreas interilhas a 60 euros para os residentes) uma “excelente medida”, mas alertou para o “reverso da medalha”, porque o aumento da mobilidade “entupiu a capacidade de resposta” da SATA.

“Temos muitas pessoas que se deslocam a São Miguel para uma consulta e que permanecem em São Miguel durante uma semana porque não têm lugar para regressar. Isso não lembra a ninguém”, criticou.

PUB

Cerca de 267 mil residentes beneficiaram da Tarifa Açores no primeiro ano em vigor da medida.

O número de beneficiários daquela tarifa no primeiro ano é superior ao número de habitantes no arquipélago que tem 236.657 residentes, segundo os Censos 2021.

A iniciativa resultou de uma promessa de campanha do social-democrata Bolieiro aquando das eleições regionais de 2020.

A 11 de dezembro, o Governo Regional reforçou em 1,1 milhões de euros a verba destinada a financiar a Tarifa Açores, que passou a ter um custo total de 7,1 milhões.

PUB