Já fez LIKE no CNN Portugal?

Governo vai extinguir Fundação Berardo

Fundação foi criada pelo empresário Joe Berardo, que foi detido em 29 de junho do ano passado, mas que saiu em liberdade mediante o pagamento de uma caução de cinco milhões de euros

A Fundação José Berardo vai ser extinta pelo Governo, confirmou este sábado à Lusa fonte da Presidência do Conselho de Ministros.

A decisão do Governo já tinha sido noticiada na sexta-feira à noite pelo jornal online Observador, explicando que a extinção vai acontecer depois de um relatório da Inspeção-Geral das Finanças ter concluído que a Fundação promovia atividades fora do seu âmbito de atuação legal.

PUB

Será a primeira vez que o Estado português extingue uma fundação privada, segundo a qual já foram notificados os bancos credores, que se recusaram a comentar a decisão, como também nem a Fundação nem Joe Berardo prestaram qualquer declaração.

A Fundação foi criada pelo empresário Joe Berardo, que foi detido em 29 de junho do ano passado, mas que saiu em liberdade mediante o pagamento de uma caução de cinco milhões de euros.

Após primeiro interrogatório judicial, o empresário ficou indiciado de oito crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada, dois crimes de abuso de confiança qualificada e um crime de descaminho.

Segundo o Ministério Público, a investigação envolve um grupo "que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros" e que terá causado "um prejuízo de quase mil milhões de euros" à Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao Novo Banco e ao BCP.

PUB