Já fez LIKE no CNN Portugal?

Cadela recebe prémio por salvar vida de vítima de ataque cardíaco em escola de equitação

Não foi a primeira vez que "Koume" deu o alerta. Anteriormente, já tinha chamado a atenção para um cavalo que tentou fugir e para outro que não conseguia ficar de pé

Chama-se Koume e é a mais recente heroína de Wakaba-ku, na cidade japonesa de Chiba. O título foi-lhe atribuído pelos bombeiros locais numa cerimónia a 20 de abril, que premiou o animal pela resposta a uma situação delicada.

Koume salvou a vida de um homem de 50 anos, numa escola de equitação, ao fazer soar o alarme com latidos contínuos. A 25 de fevereiro, a cadela acompanhava o homem ao carro quando este desmaiou, na sequência de um ataque cardíaco. Os latidos, pouco comuns por parte de Koume, alertaram as restantes pessoas no clube.

PUB

“Koume geralmente fica quieta e apenas ladra em raras circunstância”, disse Yuna Maruo à CNN Internacional. A instrutora de equitação, que também foi premiada, acrescenta que “quando surge uma emergência, Koume ladra”. 

Os bombeiros foram chamados e os paramédicos conseguiram salvar o homem, que já regressou à escola de equitação. “A ação de Koume ao pedir ajuda e as ações da equipa foram a resposta perfeita”, reforçou o corpo de bombeiros locais.

Koume, de cinco anos, é uma das mascotes que o clube tem para cumprimentar os membros. Esta não é a primeira vez que alerta para situações do género. Anteriormente já tinha chamado a atenção para um cavalo que tentou fugir e para outro que não conseguia ficar de pé.

PUB