Já fez LIKE no CNN Portugal?

Dow Jones afunda mais de mil pontos. Mercados com uma das piores quedas desde março de 2020

Os investidores temem uma subida precoce das taxas de juros e um possível conflito entre os EUA e a Rússia na Ucrânia

O índice industrial Dow Jones chegou a estar a perder 3,1%, mais de mil pontos, esta segunda-feira, com os mercados a reagir negativamente a uma futura subida das taxas de juros por parte da Reserva Federal norte-americana, de forma a combater a subida da inflação no país, que se revelou mais persistente do que o inicialmente julgado por Jerome Powell. Foi a maior queda percentual semanal deste índice desde outubro de 2020.

No mesmo sentido está o S&P500, que caiu mais de 3,1%% para os 4.266 pontos, a maior queda percentual desde março de 2020. Já o índice tecnológico Nasdaq chegou a desvalorizar 1,74% para 13.529,78 pontos.

PUB

O mercado das criptomoedas não está com melhor sorte, com os ativos digitais a “encolherem” 308 mil milhões de euros durante o fim de semana. A principal criptomoeda, a Bitcoin, está a ter um desempenho positivo esta segunda-feira, a subir 3%. Atualmente, o criptoativo está avaliado em 31.734 euros, muito abaixo dos 57.352 euros registados em novembro.

Os investidores temem que a Reserva Federal, que tem uma reunião marcada para esta semana, suba as taxas de juro de forma mais cedo do que o esperado, de forma a conter a subida da inflação. Wall Street acredita que o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, possa antecipar a subida para março, embora a dimensão do aumento das taxas seja ainda incerta.

A empurrar o mercado para baixo está também a possibilidade crescente de um conflito entre Estados Unidos e Rússia na Ucrânia, numa altura em que a Marinha russa iniciou, esta segunda-feira, exercícios em grande escala no Mar Báltico. A Rússia nega estar a considerar uma invasão da Ucrânia e defende o seu direito de realizar manobras no seu território, rejeitando que os exercícios militares representem uma escalada na fronteira com o país vizinho.

As 19 cotadas que integram o PSI20 ficaram todas no vermelho e o BCP liderou as descidas com uma queda de 6,60% para 0,15 euros. No resto da Europa, Milão caiu 4,02%, Paris 3,97%, Frankfurt 3,80% Madrid 3,18% e Londres 2,63%, numa altura em que a bolsa de Nova Iorque segue em terreno negativo.

PUB