Já fez LIKE no CNN Portugal?

Cerca de 23 mil pessoas fogem de violência étnica no nordeste da Índia

Agitação eclodiu no estado de Manipur, onde uma marcha de protesto organizada por um grupo tribal na quarta-feira se transformou em confrontos. Confrontos já fizeram mais de 50 mortos

Cerca de 23.000 pessoas fugiram da violência étnica que abalou o nordeste da Índia e fez, pelo menos, 54 mortos, disse hoje o exército, sublinhando, no entanto, a ausência de "grandes incidentes" durante esta noite.

A agitação eclodiu no estado de Manipur, onde uma marcha de protesto organizada por um grupo tribal na quarta-feira se transformou em confrontos, nos quais automóveis e casas foram incendiados.

PUB

O exército mobilizou milhares de soldados neste estado fronteiriço com a Birmânia e deu ordem para "atirar à vista" em "casos extremos".

Toques de recolher foram impostos e a internet foi cortada.

Nenhum incidente grave foi relatado durante a noite de sábado para domingo e o toque de recolher foi suspenso no distrito de Churachandpur, uma das principais áreas de tensão, disse o exército em comunicado.

O exército explicou também que intensificou significativamente os seus esforços de vigilância aérea nas últimas 24 horas.

"Um total de 23.000 civis foram resgatados até agora e transferidos para as nossas bases ou guarnições militares", avançou.

As autoridades não divulgaram o número oficial, mas as morgues de hospitais em Imphal, capital do estado, e Churachandpur disseram ter recebido um total de 54 corpos, segundo a imprensa local.

Vários grupos tribais estão insatisfeitos com a perspetiva de ver a comunidade Meitei, maioritária no estado, reconhecida como "tribo classificada", uma designação que lhes daria acesso a uma cota de empregos públicos e vagas no Estado.

O nordeste da Índia tem visto décadas de turbulência entre grupos étnicos e separatistas que procuram maior autonomia e até secessão.

Pelo menos 50.000 pessoas foram mortas em Manipur desde a década de 1950. OS conflitos diminuíram ao longo dos anos, com muitos grupos a fazer acordos com Nova Deli para obter mais poder.

PUB