Já fez LIKE no CNN Portugal?

Homem de 49 detido por atear incêndio em Celorico de Basto

PJ denuncia que esta zona tem sido alvo de "recorrentes ignições com natureza dolosa" nas últimas semanas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 49 anos, pela presumível autoria de um incêndio florestal, ocorrido na sexta-feira, na freguesia de Agilde, concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga, foi esta quarta-feira anunciado.

“O local onde o incêndio ocorreu situa-se numa zona onde existem condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”, explica a PJ, em comunicado.

PUB

Segundo esta força de investigação criminal, “o incêndio consumiu vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, tendo sido extinto pela rápida intervenção dos bombeiros, que prontamente alocaram meios para o local”, acrescentando que esta zona, em concreto, “tem sido, ao longo das últimas semanas, alvo de recorrentes ignições com natureza dolosa”.

De acordo com a PJ, o detido, sem ocupação profissional, “terá recorrido a chama direta para a ignição, desconhecendo-se a motivação para a sua conduta”.

“Comunicada a ocorrência a esta Polícia, foram realizadas várias diligências que resultaram na recolha de vasto acervo probatório e permitiram a identificação, localização e detenção fora de flagrante delito do arguido, a qual será, esta terça-feira, presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação”, lê-se ainda no comunicado.

PUB