Já fez LIKE no CNN Portugal?

A preparar as férias? 8 hotéis para levar as crianças (e outros 8 para fugir delas)

Se viaja com os filhos, sabe bem que há que encontrar bons motivos para entretê-los nas férias grandes, com hotéis onde essa preocupação está bem vincada. Mas, se essa não é a sua realidade, saiba que há hotéis em Portugal exclusivos para adultos. O mais difícil será escolher onde serão as férias grandes deste ano

Hotéis para levar a família toda

Martinhal Sagres Beach Family Resort. O difícil será os mais novos ficarem aborrecidos por estes lados durante as férias de verão. No grupo Martinhal, pensado para as famílias, as “crianças são especialmente bem-vindas”. Nesta unidade, em plena Costa Vicentina, não faltam espaços e atividades para os mais novos. Os pais têm duas opções: ou se juntam às brincadeiras ou deixam os filhos entregues a uma equipa pronta para entretê-los com atividades desportivas, jogos de consola ou passeios de bicicleta.

PUB

Vila Galé Clube de Campo. Mesmo que o grupo Vila Galé esteja a trabalhar num hotel vocacionado para crianças, esta unidade em Beja continua mais do que disponível para acolher toda a família. Para quem viva na cidade, o campo poderá ser um motivo de descoberta constante para as crianças. Daí que o contacto com animais (incluindo um burro que é a mascote da herdade) seja um argumento de peso. Mas há outro: as crianças até aos 12 anos, instaladas no quarto dos pais, não pagam alojamento e refeições.

Aldeia da Pedralva. Brincar na rua parece uma imagem do passado. Mas é possível em Vila do Bispo, nesta aldeia tradicional portuguesa recuperada a partir de ruínas. Esta unidade conta com um pacote especial para famílias. As “villas” estão equipadas com pequenas cozinhas, para que possa preparar refeições, caso os filhos sejam mais pequenos. As redondezas, que podem ser descobertas numa bicicleta alugada, escondem muitos motivos para passeios em família.

PUB

Ohai Nazaré Outdoor Resort. Se os seus filhos estão sempre a pedir para ir acampar, mas as costas não apreciam muito o chão da tenda, talvez esteja aqui a solução de compromisso. Este resort na Nazaré tem tendas bungalows prontos para famílias de todos os tamanhos e feitios. A animação não falta, com um programa de atividades durante os fins de semana para os mais novos – mas onde os pais também são convidados a participar. Mas o que promete mesmo deixá-los de boca aberta é o parque aquático, com escorregas.

Cristal Praia Resort & Spa. As casas riscadas, a lembrar a Costa Nova, até podiam levar os hóspedes ao engano. Mas esta unidade hoteleira fica mesmo em Vieira de Leiria. Se a colorida arquitetura até pode surpreender os mais novos, o mais certo é que o parque aquático, com pistas de diferentes formatos e velocidades, consiga de imediato a atenção deles. Para que os pais relaxem, está também disponível um espaço onde as crianças podem fazer as mais diversas atividades, sempre acompanhadas por um animador.

PUB

Monte da Galrixa. A vida no campo com vista para o mar. É assim que esta unidade em São Teotónio se apresenta aos hóspedes. E não esquece os mais pequenos: para estes há uma horta para descobrir e animais de quinta para acarinhar. Mas as propostas não ficam por aqui. Existe um lado onde é possível andar de gaivotas, num momento que pode ser partilhado por toda a família. 

Fábrica do Chocolate. Se o seu mais novo é guloso, talvez esta seja a combinação ideal para férias ao estilo Willy Wonka. Em Viana do Castelo, onde outrora funcionou uma fábrica de chocolate, ergue-se agora um hotel dedicado inteiramente a este ingrediente. Além da descoberta nos quartos e corredores, as crianças podem divertir-se no museu interativo, que conta a história do chocolate e o seu processo de fabrico.

PUB

Aquashow Park Hotel. Se o nome do hotel não fala por si, talvez seja mesmo a altura de pegar nos seus filhos e levá-los até Quarteira. Neste hotel, o que mais importa são a altura e as curvas e contracurvas dos escorregas do parque aquático. Há também uma piscina infantil, para que os mais novos possam banhar-se com a maior das seguranças, sem abdicar do despique com canhões de água. Mas se for preciso diversão num estado mais seco, a família pode ver os espetáculos com animais, incluindo aves de rapina e leões-marinhos.

Hotéis para fugir à criançada

Bela Vista Hotel & Spa. Em cima da Praia da Rocha, em Portimão, o mar entra dentro desta unidade hoteleira das mais variadas formas, a começar pela inspiração náutica na decoração. Mas neste palacete, mandado construir como residência particular, pode também ficar a conhecer o restaurante do chef João Oliveira, considerado um dos mais promissores em Portugal. Momentos para partilhar entre adultos, relaxadamente. Porque, no site do hotel, o aviso é claro: “Não recomendado para crianças.”

PUB

Sobreiras Alentejo Country Hotel. Embora este hotel não tenha uma política exclusiva para adultos, certo é que o ambiente de calma e serenidade do projeto são o suficiente para que figure nesta lista. Em Grândola, no meio de natureza, o silêncio é hóspede permanente junto à piscina. E, se não tem filhos, mas não se consegue libertar do companheiro de quatro patas, fique a saber que o seu patudo é bem-vindo.

Vila Galé Collection Praia. “É vocacionado para maiores de 16 anos e está preparado para casais que procuram conforto, privacidade e tranquilidade absoluta.” É assim que se apresenta esta unidade do segundo maior grupo hoteleiro português, localizada junto à praia da Galé, no Algarve. Para umas férias românticas, por aqui tem a garantia de que os passeios ao ar livre ou de que as idas à piscina não trazem o barulho habitual das crianças.

PUB

Hotel Porto Santa Maria. Quando pesquisa por este hotel nas diferentes plataformas de reserva, há uma expressão que se repete: “adults only”. Ou seja, nele só entram maiores de 16 anos. Assim, uma das garantias que tem é de que a sua tarde de olhos fechados junto à piscina não será interrompida, por exemplo, pelo choro de um bebé. A unidade faz parte do grupo PortoBay e está localizada no centro histórico do Funchal, o que convida a um passeio a pé pela principal cidade madeirense.

Companhia das Culturas - Ecodesign & Spa Hotel. Nota prévia: pode cruzar-se com crianças neste alojamento em Castro Marim. Contudo, o ambiente desta antiga casa agrícola convida os hóspedes a um estado de calma e recolhimento, sem confusões. O estilo é minimalista, não existe televisão ou música ambiente. É uma oportunidade de (re)conexão com a terra, de onde vêm alguns dos produtos orgânicos que são servidos ao pequeno-almoço.

PUB

Palmares Beach House. Quando vai fazer a reserva na página deste hotel, só lhe é permitido indicar o número de adultos. As crianças não entram na unidade em Lagos, com vista privilegiada para o mar e a poucos metros da praia. Para promover uma sensação de calma, os quartos foram decorados unicamente com cores suaves.

Falésia Hotel. Até pode levar os filhos, mas eles têm de estar bem perto da maioridade. Porque a descrição, na página oficial, não deixa margem para dúvidas: “Hotel exclusivo para hóspedes com mais de 16 anos.” É uma sugestão certeira para quem procura jardins onde possa passear (e apanhar sol) em silêncio. Fica junto à Praia da Falésia, em Albufeira, e conta com uma piscina interior, ideal para outras escapadinhas para lá do verão.

PUB

Casa do Meio. Só vai encontrar crianças aqui se trouxer as suas. Este não é um hotel no sentido tradicional do termo, mas é um bom exemplo das muitas casas de férias em Portugal que podem ser alugadas em exclusivo, sem partilha de espaços com hóspedes que não conhece. Em Porto Covo, a 100 metros da Praia Grande, este projeto prima pelo minimalismo e bom gosto na decoração. Era para ser a casa dos proprietários, mas, por voltas da vida, está agora disponível para quem quiser fazer dela o seu refúgio na costa alentejana.

PUB