Já fez LIKE no CNN Portugal?

Coreia do Norte garante que poderá usar armas nucleares ‘de forma preventiva'

Kim Jong Un falou durante uma reunião em que elogiou os principais líderes militares pela realização, a 25 de abril, de um desfile militar na capital, Pyongyang, para marcar o 90.º aniversário das forças armadas do país

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, garantiu que o país poderá usar armas nucleares “de forma preventiva” se for ameaçado, avançou hoje a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

Segundo um comunicado, Kim expressou “firme vontade” de continuar a desenvolver forças nucleares para poder “conter e frustrar, de forma preventiva e completa, todas as tentativas perigosas e ações ameaçadoras, incluindo as crescentes ameaças nucleares de forças hostis”.

PUB

Kim falava durante uma reunião em que elogiou os principais líderes militares da Coreia do Norte pela realização, a 25 de abril, de um desfile militar na capital, Pyongyang, para marcar o 90.º aniversário das forças armadas do país.

Num discurso durante o desfile, Kim prometeu aumentar a capacidade nuclear do país “ao ritmo mais rápido possível”, face a “um contexto político e militar turbulento e a várias crises que estão por vir”.

Na sexta-feira, especialistas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos disseram que "os preparativos estão em andamento" para um novo teste nuclear da Coreia do Norte, que seria o primeiro desde 2017.

Dálogo com Washington está suspenso

Uma análise a fotografias, obtidas por satélite esta semana, mostrou um grande volume de atividade no centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri, no nordeste do país, referiu o CSIS.

As entradas para vários túneis de testes tinham sido demolidas pelo regime da Coreia do Norte em 2018, num gesto para facilitar o diálogo com os EUA, no início de conversações diplomáticas.

PUB

O diálogo com Washington está suspenso, desde o fracasso da cimeira de Hanói, em 2019, entre Kim Jong-un e o ex-Presidente dos EUA Donald Trump.

"Embora algumas fontes sugiram que o sétimo teste nuclear possa ocorrer entre maio e setembro deste ano, a data de um sétimo teste nuclear vai depender, sem dúvida, exclusivamente da decisão pessoal" de Kim Jong-un, referiu o CSIS.

Apesar das severas sanções internacionais, a Coreia do Norte está a intensificar os esforços para modernizar o exército e desde o início deste ano que tem testado armas proibidas por tratados internacionais.

PUB