Já fez LIKE no CNN Portugal?

As temperaturas na Gronelândia não eram tão quentes há, pelo menos, 1.000 anos

À medida que os humanos mexem com o termóstato do planeta, os cientistas estão a reunir a história da Gronelândia perfurando núcleos de gelo para analisar como a crise climática tem afetado o país insular ao longo dos anos. Quanto mais abaixo perfuraram, mais recuaram no tempo, permitindo-lhes separar quais as flutuações de temperatura que eram naturais e quais as que eram causadas pelo homem.

Após anos de investigação sobre o manto de gelo da Gronelândia - que a CNN visitou quando os núcleos foram perfurados - os cientistas relataram esta semana, na revista Nature, que as temperaturas ali registadas foram as mais quentes dos últimos 1.000 anos, pelo menos - o período de tempo mais longo a que os seus núcleos de gelo puderam ser analisados. E descobriram que entre 2001 e 2011, foi em média 1,5 graus Celsius mais quente do que durante o século XX.

PUB

Os autores do relatório disseram que as alterações climáticas causadas pelo homem desempenharam um papel significativo no aumento dramático das temperaturas na região crítica do Ártico, onde o derretimento do gelo tem um impacto global considerável.

"A Gronelândia é, atualmente, o maior contribuinte para a subida do nível do mar", disse à CNN Maria Hörhold, principal autora do estudo e glacióloga do Instituto Alfred Wegener. "E se continuarmos com as emissões de carbono como fazemos agora, então até 2100 a Gronelândia terá contribuído com até 50 centímetros para a subida do nível do mar e isto afetará milhões de pessoas que vivem em zonas costeiras".

As estações meteorológicas ao longo da borda da camada de gelo da Gronelândia detetaram que as suas regiões costeiras estão a aquecer, mas a compreensão dos cientistas sobre os efeitos do aumento das temperaturas foi limitada devido à falta de observações a longo prazo.

A compreensão do passado, disse Hörhold, é importante para preparar as consequências futuras.

PUB

"Se se quer afirmar que algo é o aquecimento global, é preciso saber qual era a variação natural antes dos seres humanos interagirem realmente com a atmosfera", disse. "Para isso, é preciso ir ao passado - à era pré-industrial - quando os humanos não emitiam [dióxido de carbono] para a atmosfera."

Durante a época pré-industrial, não havia estações meteorológicas na Gronelândia que reunissem dados de temperatura como hoje. Foi por isso que os cientistas se basearam em dados paleoclimáticos, tais como núcleos de gelo, para estudar os padrões de aquecimento da região. A última análise robusta dos núcleos de gelo na Gronelândia terminou em 1995, e esses dados não detetaram o aquecimento apesar de as alterações climáticas já serem aparentes noutros locais, disse Hörhold.

PUB

"Com esta extensão até 2011, podemos mostrar que, 'bem, na verdade, há aquecimento'", acrescentou. "A tendência de aquecimento existe desde 1800, mas tivemos a forte variabilidade natural que tem escondido esse aquecimento."

Antes de os humanos começarem a lançar emissões de combustíveis fósseis para a atmosfera, as temperaturas perto dos 0 graus Celsius na Gronelândia eram inéditas. Mas pesquisas recentes mostram que a região do Ártico tem vindo a aquecer quatro vezes mais depressa do que o resto do planeta.

O aquecimento significativo na camada de gelo da Gronelândia está a aproximar-se de um ponto de viragem, dizem os cientistas, que poderá desencadear um derretimento catastrófico. De acordo com a NASA, a Gronelândia possui gelo suficiente para que, se tudo derretesse, poderia elevar o nível global do mar em cerca de 7,3 metros.

Embora o estudo apenas tenha coberto apenas as temperaturas até 2011, a Gronelândia tem assistido a eventos extremos desde então. Em 2019, uma primavera inesperadamente quente e uma onda de calor em julho fizeram com que quase toda a superfície do manto de gelo começasse a derreter, derramando cerca de 532 mil milhões de toneladas de gelo no mar. Como resultado, o nível global do mar subiria 1,5 milímetros, indicaram, posteriormente, os cientistas.

PUB

Depois, em 2021, a chuva caiu no cume da Gronelândia - cerca de 3.000 metros acima do nível do mar - pela primeira vez na história. O ar quente alimentou então um evento de chuva extrema, despejando 7 mil milhões de toneladas de água sobre a camada de gelo, o suficiente para encher a piscina do National Mall de Washington, DC quase 250.000 vezes.

Com estes eventos extremos na Gronelândia a acontecerem com mais frequência, Hörhold disse que a equipa continuará a monitorizar as mudanças.

"Todos os graus são importantes", defendeu Hörhold. "A certa altura, regressaremos à Gronelândia e continuaremos a aumentar esses recordes."

PUB