Já fez LIKE no CNN Portugal?

“Brincadeira de muito mau gosto”. Junta do concelho de Montalegre faz queixa na GNR por falsa convocatória militar

Autarca espera que se trate de um ato isolado, mas apelou à denúncia se se verificarem outras situações do género

A União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide, em Montalegre, apresentou queixa na GNR por uma carta falsa distribuída pelas casas a convocar ex-militares para a guerra na Ucrânia, que classificou como “brincadeira de mau gosto”.

O presidente da união de freguesias, João da Silva Araújo, disse que terão sido colocadas nas caixas de correio cerca de 40 cartas em nome daquela autarquia e falsamente assinadas pelo Exército português.

PUB

“Eram telefonemas em cima de telefonemas de pessoas a perguntar se lhes escrevi uma carta”, contou, referindo que foi apresentar uma queixa na Guarda Nacional Republicana com vista ao apuramento de responsabilidades.

A falsa convocatória foi deixada na casa de pessoas idosas e com incapacidade e exorta os ex-militares a inscreverem-se como voluntários para a guerra na Ucrânia, tendo previsto desempenhar funções como, por exemplo, tradutor de línguas.

Na carta pode ainda ler-se que os ex-militares ficam obrigados a apresentarem-se no domingo, na sede daquela junta de freguesia do distrito de Vila Real, e que, em caso de incumprimento, poderão ser penalizados no pagamento de 500 euros.

A falsa mobilização do corpo de reservas termina com a expressão “contamos contigo” e “Exército Português”.

João da Silva Araújo classificou esta carta como uma “brincadeira de muito mau gosto”, mas referiu que algumas pessoas ficaram preocupadas e, por isso, pediu respeito pelos visados e também pela instituição União de Freguesias.

O autarca espera que se trate de um ato isolado, mas apelou à denúncia se se verificarem outras situações do género.

PUB