Já fez LIKE no CNN Portugal?

Montenegro felicita Costa pela nomeação para o Conselho Europeu: "Creio que é um dia importante, é um dia de felicidade para Portugal"

Chefe do Governo pede uma União Europeia "mais coesa, capaz de construir pontes"

O primeiro-ministro português felicitou o seu antecessor, António Costa, pela nomeação para presidente do Conselho Europeu.

Numa publicação através das redes sociais, Luís Montenegro assinalou que "o Conselho Europeu tem um novo presidente", sabendo-se que era o nome que o chefe do Governo queria e sempre defendeu - entre os socialistas é o melhor, deixou bem claro, lembrando que o cargo teria de ser ocupado por alguém da ala socialista.

PUB

Na mesma publicação o primeiro-ministro lembrou que "a Europa enfrenta grandes desafios", afirmando que o Governo conta "com todos para defender uma União Europeia mais coesa, capaz de construir pontes para que os Estados possam dar às pessoas as respostas de que elas precisam".

Em conferência de imprensa em Bruxelas, Luís Montenegro veio depois destacar o “apoio muito maioritário” na escolha de António Costa, recusando-se a comentar o voto contra vindo de Itália.

Segundo o primeiro-ministro, António Costa “reúne a experiência, a capacidade de diálogo, de concertação, de construção de pontes entre as famílias políticas”, determinante num momento em que a União Europeia enfrenta “grandes desafios”, que exigem “lideranças fortes, lideranças capazes”.

Montenegro deixou uma palavra de “regozijo e satisfação” em “nome de todos os portugueses” pela escolha de António Costa. E confidenciou que já teve ocasião de falar com António Costa, de “transmitir as felicitações”. “Creio que é um dia importante, é um dia de felicidade para Portugal”, resumiu.

Para Montenegro estará à frente do Conselho Europeu um “patriota” e alguém muito “ligado aos desafios e aos valores” do projeto da União Europeia.

PUB