Já fez LIKE no CNN Portugal?

"A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa". Zelensky quer Eurovisão em Mariupol

A banda ucraniana Kalush Orchestra, cuja canção "Stefania" mistura hip-hop e música tradicional, obteve 631 pontos

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a vitória do seu país no festival da Eurovisão, ligando-a à invasão russa com a frase "a nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa".

A frase foi escrita na sua página na rede social Facebook, pouco tempos depois da vitória da Ucrânia no 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália.

PUB

"No próximo ano, a Ucrânia será a anfitriã da Eurovisão! Pela terceira vez na sua história. E eu acredito - não a última. Faremos o nosso melhor para um dia receber os participantes e convidados da Eurovisão em Mariupol ucraniana", escreveu Zelensky.

A banda ucraniana Kalush Orchestra, cuja canção "Stefania" mistura hip-hop e música tradicional, obteve 631 pontos, à frente do britânico Sam Ryder com "Space Man" (466 pontos) e do cantor espanhol Chanel com "Slo Mo" (459 pontos).

Na atuação de sábado à noite, a banda Kalush Orchestra pediu ajuda para o seu país bem como para a cidade de Mariupol e para a siderurgia Azovstal, na sequência da invasão russa.

PUB

"Por favor ajudem a Ucrânia, por favor ajudem Mariupol, por favor ajudem Azovstal", disse o líder do sexteto, Olenh Psink, numa mensagem em que apelava à intervenção internacional para ajudar o grupo de soldados barricados na fábrica, o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Por causa da invasão a Rússia foi excluída do Festival Eurovisão da Canção.

PUB