Já fez LIKE no CNN Portugal?

O maior arranha-céus de Nova Iorque amigo do ambiente vai ser assim

Com conclusão prevista para 2025, a torre de 423 metros de altura tornar-se-á o maior edifício de Nova Iorque

A empresa financeira líder americana JPMorgan Chase revelou os planos para a sua nova sede global: um arranha-céus de 60 andares alimentado inteiramente por energia renovável.

Com conclusão prevista para 2025, a torre de 423 metros de altura tornar-se-á o maior edifício de Nova Iorque "totalmente movido a energia elétrica renovável", segundo a Foster + Partners, os arquitetos por detrás do projeto.

PUB

Uma série de apresentações digitais, lançadas na semana passada, mostram o formato em degraus da torre a elevar-se sobre Midtown Manhattan.

Num comunicado conjunto de imprensa, JPMorgan Chase juntamente com Foster + Partners declararam que o arranha-céus atingirá as "zero emissões líquidas" em funcionamento - em parte por utilizar a energia de uma central hidroelétrica estatal.

Outras características de concessão energeticamente eficiente incluem janelas com vidros triplos e sistemas de armazenamento e reutilização de água que podem reduzir o seu consumo em 40%. A torre fará também uso de "tecnologia de construção inteligente", empregando sensores para monitorizar e reduzir o consumo de energia.

Já se deu início aos trabalhos de construção no local, que em tempos foi o lar do Edifício Union Carbide, com 215 metros. Os arquitetos afirmam que 97% dos materiais de construção do predecessor da torre serão "reciclados, reutilizados ou renovados". O novo projeto também promete redobrar o espaço exterior ao nível do solo, complementando-o com uma praça pública e largos passeios.

PUB

Espera-se que o projeto tenha mais que o dobro da quantidade de espaço ao ar livre no nível do solo do que seu antecessor no endereço, o Union Carbide Building. (Foster+Partners)

Prevê-se que o novo design projete mais do dobro de espaço exterior ao nível do solo do que o projeto anterior, para o local onde se encontrava o Edifício Union Carbide.

O fundador da Foster + Partners, o célebre arquiteto britânico Norman Foster, referiu numa entrevista que a torre será um "novo marco que irá ao encontro da sua localização histórica".

"O design único está à altura do desafio, procurando respeitar o ritmo e a paisagem urbana singular de Park Avenue, acomodando, ao mesmo tempo, a infraestrutura vital de transportes da cidade", afirmou. "O resultado é uma solução elegante onde a arquitetura é a estrutura, e a estrutura é a arquitetura, abraçando uma nova visão que servirá bem a JPMorgan Chase agora e no futuro".

PUB

A divulgação do projeto surge poucos meses após o antigo Presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, ter aprovado uma lei que restringe o uso de combustíveis fósseis em quaisquer novos edifícios residenciais e comerciais a partir do próximo ano. A legislação exige que todos os novos edifícios na cidade sejam construídos para serem totalmente sustentáveis em termos elétricos até 2027.

Uma simulação digital do futuro arranha-céus da Park Avenue (Foster+Partners)

Entretanto, os legisladores de Nova Iorque estão a considerar novas regras a nível estatal através da Proposta de Lei para Edifícios Totalmente alimentados por Energia Elétrica (All-Electric Buildings Act). O projeto de lei foi introduzido em 2021 pelo senador do estado de Nova Iorque Brian Kavanagh e por Emily Gallagher, membro da assembleia, que declararam que reduziriam as emissões de carbono do estado em milhões de toneladas, assegurando ao mesmo tempo que os residentes de baixos rendimentos possam ter acesso a energia a preços acessíveis.

PUB

De acordo com as autoridades municipais, estima-se que 70% das emissões de gases com efeito de estufa de Nova Iorque provêm de edifícios.

Na sequência dos relatos de um êxodo da cidade de Nova Iorque durante a pandemia, JPMorgan Chase também parece estar a apostar no trabalho presencial: A nova torre pode empregar até 14.000 funcionários em 700 milhões de metros quadrados de espaço - quatro vezes a capacidade do antigo Edifício Union Carbide.

Imagem digital de arranha-céu totalmente elétrico (Foster+Parceiros)

O design oferece aos utilizadores várias instalações de "bem-estar", incluindo sistemas de filtragem de ar, um centro de saúde e fitness, espaços verdes interiores e tecnologia "touchless".

Localizado em 270 Park Avenue, o projeto faz parte de planos mais amplos para transformar um bloco de 78 quarteirões do Midtown East de Nova Iorque.

Em 2017, as autoridades municipais votaram a favor de uma divisão do bairro, com De Blasio na altura a prometer "grandes melhorias nas estações de metro, mais espaços pedonais, investimentos nos seus pontos de referência icónicos, e uma nova geração de edifícios de escritórios".

PUB