Já fez LIKE no CNN Portugal?

Síria: forças russas intensificam bombardeamentos após redução em março

Combatentes russos realizaram mais de 20 ataques aéreos em áreas com presença da organização terrorista do Estado Islâmico em Badia nas últimas horas, elevando o número total até agora em abril para 172

As forças armadas russas intensificaram os bombardeamentos na Síria desde o início do mês, depois de terem reduzido consideravelmente as suas operações em março, disse hoje o Observatório Sírio dos Direitos do Homem.

"A situação no deserto de Badia [Síria central] testemunhou uma escalada aérea em termos de bombardeamentos russos nos últimos dias, em contraste com o mês de março", disse a organização não-governamental sediada no Reino Unido, que tem uma vasta rede de parceiros no terreno, num comunicado.

PUB

O observatório, que fornece diariamente informações detalhadas sobre o desenvolvimento da guerra na Síria, tinha registado no mês passado uma diminuição significativa dos ataques aéreos russos desde que a Rússia iniciou a sua invasão da Ucrânia a 24 de Fevereiro.

De acordo com os seus relatórios, os combatentes russos realizaram mais de 20 ataques aéreos em áreas com presença da organização terrorista do Estado Islâmico em Badia nas últimas horas, elevando o número total até agora em abril para 172.

No entanto, as operações mais intensas na área tiveram lugar na passada terça-feira, com mais de 40 bombardeamentos no deserto sírio, o maior número diário em quase um mês, disse a organização.

Os números ainda estão muito aquém dos 600 ataques da aviação russa contabilizados pelo observatório nos 15 dias anteriores a 24 de fevereiro.

O destacamento militar da Rússia na Síria desde 2015 foi fundamental para que o Presidente sírio, Bashar al-Assad, tenha retomado militarmente a maior parte do território sírio que tinha perdido para vários atores na guerra civil que eclodiu no país em 2011.

PUB