Já fez LIKE no CNN Portugal?

Conheça as ofertas de luz mais baratas no arranque de 2023

Os casos tipo disponíveis no simulador do regulador dão uma ideia dos melhores preços praticados neste início do ano.

O ano de 2023 arrancou dinâmico no mercado de eletricidade: são várias as ofertas comerciais que oferecem preços abaixo dos do mercado regulado. Começam nos 237 euros anuais para o típico casal sem filhos, se o cliente estiver disposto a aceitar algumas condições. Caso contrário, o patamar mais baixo situa-se nos 329 euros. Para um casal com quatro filhos, uma tarifa simples sem condicionantes implica preços anuais a partir dos cerca de 1.411 euros.

As ofertas mais vantajosas vêm acompanhadas de condicionantes, desde fidelizações a indexações. Neste segundo caso, o “senão” é a imprevisibilidade: com preços dependentes do mercado diário da eletricidade (onde os produtores vendem eletricidade aos comercializadores), há o risco de sofrer com as oscilações que nele se verificam, e que podem pressionar os preços.

PUB

Outra questão relevante é o custo do mecanismo ibérico. As projeções feitas têm por base uma estimativa deste custo, tendo em conta o valor médio verificado em dezembro, o que poderá naturalmente sofrer alterações nos meses seguintes.

Abaixo, apresentamos os dois tarifários que permitem uma fatura anual mais baixa dentro de cada perfil de consumo, seguidos daquele que é mais barato caso o cliente não esteja disposto a aceitar condições como fidelizações ou indexação ao mercado diário. É importante, contudo, ressalvar que cada caso é um caso: embora os perfis de consumo facilitados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sirvam como referência, há filtros mais finos que podem ser selecionados no simulador da ERSE (desde a tarifa bi-horária ao consumo que pode consultar na sua fatura), os quais permitem uma comparação mais realista para cada caso.

Casal sem filhos

PUB

(Potência 3,45 kVA, consumo 1.900 kWh/ano)

Plenitude, “Indexado” 237,03 euros por ano Oferta indexada e com fidelização (obriga a uma permanência durante 12 meses)

Coopérnico, “Tarifário Coopérnico Base” 256,12 euros por ano Indexada, condicionada (apresenta condições contratuais que condicionam a subscrição ao público em geral)

Repsol, “Leve mais (FE+DD+Serviço Apoio)” 329,41 euros por ano, energia 100% renovável

Casal com dois filhos

(potência de 6,9 kVA e consumo de 5000 kWh/ano)

Plenitude, “Indexado” 527,20 euros por ano Oferta indexada e com fidelização (permanência durante 12 meses)

Coopérnico, “Tarifário Coopérnico Base” 625,05 euros por ano Indexada, condicionada (condições contratuais que condicionam a subscrição ao público em geral)

Repsol, “Leve mais (FE+DD+Serviço Apoio)” 716,98 euros por ano, energia 100% renovável

Casal com quatro filhos

PUB

(10.900 kWh e escolha uma potência contratada de 13,8 kVA)

Plenitude, “Indexado” 1085,58 euros por ano Oferta indexada e com fidelização (permanência durante 12 meses)

Repsol, “Leve sem mais” 1326,62 euros por ano, energia 100% renovável Indexada

Repsol, “Leve mais (FE+DD+Serviço Apoio)” 1411,20 euros por ano, energia 100% renovável

PUB