Já fez LIKE no CNN Portugal?

Curta-metragem portuguesa é semifinalista a prémio de estudantes da Academia dos Óscares

Filme "Encoberto", de Rodrigo Rebello de Andrade, foi nomeado para os Prémios de Estudantes da Academia de Cinema dos Estados Unidos. Vencedor será conhecido em outubro

A curta-metragem “Encoberto”, do realizador português Rodrigo Rebello de Andrade, é semifinalista dos prémios para estudantes da Academia de Cinema dos Estados Unidos, que atribui os Óscares, anunciou a organização.

A academia revelou na quarta-feira a lista dos filmes candidatos aos prémios e entre eles está “Encoberto”, de Rodrigo Rebello de Andrade, obra de final de licenciatura, produzida na Escola Superior de Teatro e Cinema e selecionada na categoria de Narrativa.

PUB

Os Prémios de Estudantes da Academia de Cinema dos Estados Unidos são uma competição internacional que existe desde 1972, destinada a realizadores que submetam filmes feitos em contexto de escola, sendo premiados em quatro categorias: Animação, Documentário, Narrativa e Experimental.

“Encoberto” é a segunda curta-metragem realizada por Rodrigo Rebello de Andrade, depois de “Primeiro Passo” (2021) e é protagonizada por Rafael Morais e Pedro Lacerda.

“Vargas, um agente infiltrado, tem como missão levar à captura um grupo de assaltantes. Após conversar com Ricardo, membro do gangue, começa a questionar a visão do inimigo, tornando a missão muito mais difícil”, refere a sinopse.

O filme tem argumento de Pedro Alegria e produção de Sofia Correia, com uma equipa que integrou cerca de 30 alunos daquela escola superior.

“Encoberto” já foi distinguido este ano pela Academia Portuguesa de Cinema com o Sophia Estudante de melhor curta-metragem de ficção e integrou a programação do Curtas de Vila do Conde.

De acordo com a academia norte-americana, em agosto serão conhecidos os finalistas aos prémios e em outubro são anunciados os vencedores, a quem são atribuídas as medalhas de ouro, prata e bronze e prémios monetários que variam entre os 5.000 e os 2.000 dólares (entre 4.485 euros e 1.794 euros).

A academia lembra que, em edições anteriores, estes prémios já distinguiram estudantes que, anos depois, venceram 12 Óscares, nomeadamente os norte-americanos Pete Docter e Spike Lee.

PUB