Já fez LIKE no CNN Portugal?

McDonald's Japão obrigada a racionar doses de batata frita

Problemas na cadeia global de abastecimento obrigam gigante do fast-food a reduzir doses de batatas até ao final do ano

O Japão é um dos mais importantes mercados da McDonald's fora dos Estados Unidos, mas nem isso livrou a cadeia de fast-food de sofrer as consequências da crise global de abastecimento. A sucursal japonesa da marca norte-americana anunciou que entre o natal e o fim do ano irá racionar batatas fritas nos seus menus: na semana entre 24 e 31 de dezembro(pelo menos) será suspensa a venda de doses grandes e médias de batatas fritas. Nas 2.900 lojas da McDonald's no Japão apenas serão vendidas doses pequenas de batatas fritas - em contrapartida, o preço dos menus terá um pequeno desconto.

PUB

Trata-se de um plano de emergência para garantir “que a venda de batatas fritas aos clientes não é interrompida”, disse um porta-voz da companhia, citado pelo Financial Times.

O problema com o fornecimento de batatas fritas à principal marca norte-americana de fast-food no Japão é o resultado de um conjunto de fatores: por um lado, as disrupções na cadeia global de fornecimento, com excesso de procura e limites na oferta de contentores e cargueiros, bem como o estrangulamento nos grandes portos de mercadorias nos vários continentes; por outro, dificuldades relacionadas com a exportação de batatas do Canadá, um dos grandes fornecedores deste tubérculo para o Japão: grandes chuvadas, inundações e enxurradas no Oeste do Canadá interferiram na produção e transporte da batata exportada para o Japão. E o porto de Vancouver, na costa oeste do país, tem-se ressentido tanto da pressão sobre a cadeia de fornecimento como do impacto das intempéries.

Para contornar estes obstáculos, a McDonald's do Japão já anunciou que vai receber fornecimentos de batata por via aérea - apesar do acréscimo de custos, isso permitirá reduzir o impacto económico e reputacional de ficar sem um dos seus produtos mais procurados numa das épocas mais fortes de consumo no Japão.

PUB

Há várias décadas que os japoneses adotaram alguns produtos de fast-food americano como “pratos tradicionais” de natal, em particular pedaços de frango frito e nuggets de frango - com o habitual acompanhamento de batatas fritas. Neste mercado, a cadeia Kentucky Fried Chicken é o líder indisputado há bastantes anos, mas marcas como McDonald's e Burger King não abdicam da sua parte deste enorme mercado. 

A falta de um deste produtos, neste período, é um golpe na operação da empresa, sobretudo quando os concorrentes diretos não se queixam do mesmo problema.

A escassez de batata não é uma novidade no Japão, nem uma consequência apenas da pandemia e das disrupções que a covid-19 provocou no mercado global de matérias-primas. O caso mais recente aconteceu em 2017, quando uma má colheita de batata a nível nacional - mas em particular na ilha de Hokkaido, no norte do Japão - provocou falhas na oferta de batatas fritas. Na altura, houve uma corrida aos supermercados e muitos consumidores não hesitaram em açambarcar batatas…

PUB