Já fez LIKE no CNN Portugal?

Filha de Elon Musk diz em tribunal que já não quer "ser relacionada" com o pai

Um dos filhos de Elon Musk apresentou uma petição num tribunal da Califórnia para reconhecer o seu novo nome e género, afirmando que já não deseja ser relacionada "de nenhuma maneira, condição ou forma" com o seu pai, famoso e rico.

A filha de Musk fez 18 anos no início deste ano e apresentou uma petição num tribunal em Los Angeles pouco depois. Ela solicita que o seu nome legal seja alterado para Vivian Jenna Wilson. Wilson é o apelido da sua mãe, Justine Wilson, ex-mulher de Musk e mãe de cinco dos seus sete filhos.

Musk, o presidente executivo da Tesla e da SpaceX, é a pessoa mais rica do mundo, com um património líquido estimado em 214 mil milhões de dólares [203 mil milhões de euros].

PUB

Musk tem sido criticado por algumas declarações no Twitter sobre questões de identidade de género. Por exemplo, em dezembro de 2020, publicou um tweet, entretanto apagado, que dizia "quando pões ele/ela na tua biografia" juntamente com um desenho de um soldado do século XVIII a esfregar sangue no seu rosto em frente de uma pilha de cadáveres e usando um boné que dizia "Adoro oprimir".

Em resposta às críticas a esse tweet, Musk escreveu no Twitter: "Apoio absolutamente o trans, mas todos estes pronomes são um pesadelo estético". Ele também salientou que Tesla tinha obtido uma classificação de 100% na Campanha dos Direitos Humanos, como sendo um dos "Melhores Lugares para Trabalhar para a Igualdade LGBTQ+". A Tesla mantém essa classificação de 100% na classificação do HRC de 2022.

Musk afirmou também no Twitter que está inclinado a apoiar o governador da Florida, Ron DeSantis, nas eleições presidenciais de 2024. DeSantis impulsionou e assinou recentemente legislação que é conhecida pelos críticos como a lei "Don't Say Gay", que visa introduzir limites nos debates sobre homossexualidade e questões trans nas escolas públicas do estado.

PUB

As notícias da filha do Musk foram publicadas durante o fim-de-semana nos meios de comunicação social, e em histórias no site de notícias de celebridades The Blast, bem como no Los Angeles Times de segunda-feira. Há uma audiência para o caso marcada para esta sexta-feira.

No domingo de manhã, Musk publicou um tweet com cumprimentos do Dia do Pai, seguido de outro tweet que dizia "Eu amo tanto todos os meus filhos".

A CNN não conseguiu contactar Vivian Jenna Wilson para obter comentários, e não houve comentários dela noutras notícias sobre o processo.

PUB