Já fez LIKE no CNN Portugal?

Estas são as sete novas caras da Iniciativa Liberal no Parlamento

De gestores a economistas, passando por antigos líderes, João Cotrim Figueiredo vai passar a estar acompanhado na Assembleia da República. Conheça os currículos dos deputados eleitos por Porto, Lisboa, Braga e Setúbal

João Cotrim Figueiredo vai passar a ter companhia no parlamento depois de os liberais terem conseguido eleger oito deputados pelos círculos eleitorais do Porto, de Lisboa, de Braga e de Setúbal. Passando de nona para quarta força política a nível nacional, a Iniciativa Liberal vai contar com gestores, economistas, especialistas em marketing e politólogos. 

Na Assembleia da República, a Iniciativa Liberal vai ter cinco homens e três mulheres. João Cotrim Figueiredo, líder do partido, disse este domingo no seu discurso na Gare Marítima disse que a IL "será oposição firme, constante e implacável ao socialismo que nos governa".

PUB

A CNN Portugal fez a análise do currículo de todos os deputados que vão integrar o parlamento sob coordenação de Cotrim Figueiredo. Veja a lista abaixo:

Rui Nuno de Oliveira Garcia da Rocha
Rui Nuno de Oliveira Garcia da Rocha (Fotografia: Facebook)  

Aos 51 anos, Rui Rocha, membro da comissão executiva da Iniciativa Liberal desde a última convenção do partido, no passado mês de dezembro, foi eleito deputado pelo círculo eleitoral de Braga. Licenciado em Direito, exerceu funções em advocacia e desenvolveu carreira na gestão de recursos humanos em diferentes áreas, da construção civil ao retalho especializado.

Foi eleito por Braga.

João Fernando Cotrim Figueiredo
João Cotrim de Figueiredo (Fotografia: Facebook)

PUB

Eleito em 2019 como deputado único da Iniciativa Liberal, foi reeleito nestas legislativas, aos 60 anos, contando agora com um grupo parlamentar com mais sete deputados. Estudou na Escola Alemã de Lisboa antes de viajar para Londres para estudar Economia, na London School of Economics. De regresso a Lisboa tirou um mestrado em Administração, Negócios e Marketing na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2006 foi para a administração da Compal, cargo que exerceu até 2006, assumindo as mesmas funções na Nutricafés, entre 2003 e 2006. Em janeiro de 2009 entrou na Privado Holding, sociedade que então detinha o Banco Privado Português (BPP), como presidente executivo do conselho de administração. Em abril de 2010 assumiu a direção-geral da TVI, sucedendo a José Eduardo Moniz, cargo que exerceu até outubro de 2011. Entre 2013 e 2016, foi presidente do conselho diretivo da Turismo de Portugal.

Foi eleito por Lisboa.

Carla Maria Proença de Castro Charters de Azevedo

PUB

Carla de Azevedo (Fotografia: Facebook)

43 anos. Doutorada em Gestão Empresarial Aplicada pelo ISCTE, Carla Charters de Azevedo já tinha integrado as listas da Iniciativa Liberal em 2019, tendo sido a número 2 pelo círculo eleitoral de Lisboa. Foi ainda assessora do gabinete de João Cotrim Figueiredo no Parlamento desde outubro de 2019 e coordenadora do gabinete de estudos da IL.

Foi eleita por Lisboa.

Rodrigo Miguel Dias Saraiva
Rodrigo Saraiva (Fotografia: Facebook)

PUB

Tem 45 anos, é consultor de comunicação e foi da sua boca que, no domingo, a Iniciativa Liberal reagiu às primeiras projeções do resultado das eleições legislativas. Pertence à comissão executiva do partido, onde exerce a função de vogal e onde foi chefe de gabinete da equipa parlamentar durante a última legislatura. 

Foi eleito por Lisboa.

Bernardo Alves Martinho Amaral Blanco
Bernardo Blanco (Fotografia: Facebook)

Nasceu em Torres Vedras, tem 26 anos e foi vice-presidente do Instituto Mises Portugal, coordenador local no Students for Liberty e autor no blogue o Insurgente, atividade que partilha com os recém-eleitos Carlos Guimarães Pinto e Rui Rocha e onde escreveu sobre as "portas vermelhas" abertas com a declaração do primeiro estado de emergência em Portugal. Começou os estudos na academia de música de Santa Cecília, tendo passado pela Universidade Católica, onde tirou um mestrado em Estudos de Governo Liderança e Democracia. Antes de chegar à Iniciativa Liberal, partido por onde foi cabeça de lista em 2019 pelo círculo de Leiria, trabalhou na OLX como product manager e na equipa de estratégia da Liberty Seguros. 

PUB

Foi eleito por Lisboa.  

Carlos Manuel Guimarães Oliveira Pinto
Guimarães Pinto (Fotografia: Facebook)

Cabeça de lista pelo Porto, Guimarães Pinto, 38 anos, foi convidado a liderar o partido em 2018, depois da demissão do seu fundador Miguel Ferreira da Silva. Em 2019, depois da eleição de João Cotrim Figueiredo pelo círculo do Lisboa, viria a abdicar do seu cargo para o atual líder do partido.

Economista de formação, emigrou para o Dubai em 2008, onde trabalhou como consultor de empresas até 2015, ano em que regressaria a Portugal para tirar o doutoramento em economia. É casado e natural da freguesia de Paramos, Espinho. 

É o coautor do livro "Milhões a Voar: as mentiras que nos contaram sobre a TAP", publicado em 2022 e no qual advoga pelo fim da injeção de dinheiro dos contribuintes na companhia aérea. É ainda diretor-executivo do Instituto +Liberdade.

PUB

Foi eleito pelo Porto.

Ana Patrícia Costa Gilvaz
Patrícia Gilvaz (Fotografia: Facebook)

Tem 24 anos e é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo sido presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Foi ainda advogada estagiária na firma Mendes Ferreira & Associados e deputada na União de Freguesias de Perafita Lavra e Santa Cruz do Bispo.

Foi eleita pelo Porto.

Joana Rita Madaleno Cordeiro
Joana Cordeiro (Fotografia: Facebook)

37 anos. Gestora de marketing, licenciada em Marketing pela ISCTE – Business School e com uma pós-graduação em Marketing com Especialização em Gestão de Marcas pela ISCTE – Executive Education. Em 2019 foi candidata independente pela IL, tendo depois fundado os núcleos do partido em Setúbal e no Seixal. É conselheira nacional e suplente da Comissão Executiva.

Foi eleita por Setúbal.

PUB