Já fez LIKE no CNN Portugal?

Deputado do PS considerado em "incompatibilidade" renuncia ao cargo de presidente das Águas do Interior Norte

Parecer de comissão parlamentar considerou que Carlos Silva não podia ser deputado e presidente do Conselho de Administração da empresa municipal. À CNN, o deputado disse que já enviou o seu pedido de reúncia após ter sido informado do parecer elaborado na quarta-feira

O deputado socialista Carlos Silva, considerado pela Comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados (CTED) como estando em situação de "impedimento e incompatibilidade" por ter acumulado o cargo com o de presidente do conselho de administração das Aguas do Interior Norte decidiu cortar o vínculo com essa empresa municipal, confirmou o próprio à CNN Portugal.

Esta quarta-feira, um parecer da CTED concluiu que o facto de Carlos Silva se manter à frente daquela empresa depois de ter sido eleito pelo círculo de Vila Real, “configurava um impedimento do regime jurídico de exercício de funções por titulares de cargos políticos”.Esta quinta-feira, em consequência do parecer, o socialista afirmou que não se manterá no cargo, "tendo já renunciado". "Tendo para o efeito remetido aos respetivos órgãos de gestão da empresa a minha renuncia ao desempenho das funções não executivas e não remuneradas", afirmou em resposta a um e-mail da CNN Portugal. 

PUB

O parecer daquela comissão parlamentar surgiu depois de uma denúncia anónima ter chegado ao presidente da Assembleia da República no dia 2 de maio. Nela, pedia-se que se avaliasse a “existência de uma eventual ilegalidade quanto ao exercício em simultâneo, por parte do Senhor Deputado Carlos Silva, do mandato parlamentar e do cargo de Presidente do Conselho de Administração".

Na base da decisão do documento, assinado pelo social-democrata Hugo Carneiro, estão dois fatores relacionados com incompatibilidades dentro do estatuto dos deputados: um é o facto de o mesmo vedar a integração pelos deputados em órgãos sociais de empresas municipais, o outro é a impossibilidade de os mesmos terem participação em procedimentos de contratação pública.

PUB