Já fez LIKE no CNN Portugal?

Novas imagens revelam o momento do impacto da nave espacial da NASA com um asteroide

Fez-se história na segunda-feira à noite, quando a sonda do Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides da NASA embateu com sucesso no asteroide Dimorphos. A câmara do DART partilhou imagens dramáticas da superfície do asteroide antes da colisão.

Agora, novas imagens captadas por um companheiro, um satélite cúbico conhecido como LICIACube, revelam como foi o impacto visto por outra perspetiva.

PUB

Vê-se no fundo uma nuvem de material a elevar-se da superfície do Dimorphos após o impacto do DART. (Imagem ASI/NASA)

O CubeSat Ligeiro para Imagiologia de Asteroides, fornecido pela Agência Espacial Italiana, tem o tamanho aproximado de uma mala de negócios. Foi lançado pela sonda do DART a 11 de setembro e viajou atrás dela para registar o evento a uma distância segura de 55 quilómetros.

Três minutos após o impacto, o CubeSat voou perto do Dimorphos – que orbita um asteroide maior, o Didymos – para captar imagens e vídeo.

A série de imagens apresenta material brilhante a libertar-se da superfície do Dimorphos após a colisão. Em primeiro plano temos o Didymos.

O impacto fez todo o sistema de asteroides reluzir ao apanhar luz do Sol. (Imagem ASI/NASA)

PUB

“Aqui estão as imagens captadas pelo @LICIACube da primeira missão mundial de defesa planetária. Foi precisamente aqui que terminou a #NASA #DartMission. A emoção é incrível, é o começo de novas descobertas”, leu-se num tweet da Argotec Space, a empresa italiana que desenvolveu o CubeSat para a Agência Espacial Italiana.

PUB

A superfície do asteroide em forma de ovo, coberta por rochas, era semelhante a Bennu e Ryugu, dois outros asteroides visitados por sondas nos últimos anos. Os cientistas acreditam que o Dimorphos é um asteroide que consiste numa pilha de detritos composta por rochas fracamente unidas.

A equipa da missão está ansiosa por saber mais sobre a cratera de impacto deixada pelo DART, que estimam ter entre 10 a 20 metros de dimensão. Pode inclusive haver pedaços da sonda na cratera.

A colisão intencional, que teve lugar a 11 milhões de quilómetros da Terra, foi a primeira tentativa humana de desviar um asteroide.

Nem o Dimorphos nem o Didymospose constituem uma ameaça para a Terra. Mas a análise da medida em que a sonda do DART conseguiu alterar o movimento do Dimorphos pode dar mais informações sobre as técnicas para proteger a Terra caso uma rocha espacial venha em rota de colisão.

PUB

Vai demorar cerca de dois meses até que as observações dos telescópios terrestres determinem se o DART teve sucesso ao reduzir ligeiramente a órbita do Dimorphos à volta do Didymos. Observatórios como o Virtual Telescope Project de Roma já estão a partilhar a sua perspetiva sobre a colisão.

Os astrónomos do observatório Les Makes na ilha francesa da Reunião, no Oceano Índico, também partilharam uma sequência de imagens que mostra o asteroide a iluminar-se com o impacto, e também uma nuvem de material que se libertou da superfície posteriormente. A nuvem deslocou-se para leste e dissipou lentamente, segundo a Agência Espacial Europeia.

O observatório Les Makes é uma estação colaborativa do Gabinete de Defesa Planetária da ESA e o Centro de Coordenação de Objetos Próximos.

Um vídeo das observações partilhadas pelo observatório condensa cerca de 30 minutos de imagens em poucos segundos.

PUB

PUB

“Algo deste tipo nunca tinha sido feito e não temos bem a certeza do que esperar. Foi um momento emocional para nós quando as imagens chegaram”, disse numa declaração Marco Micheli, astrónomo do Centro de Coordenação de Objetos Próximos da ESA.

À medida que astrónomos de todo o mundo se preparam para estudar as suas observações do sistema de asteroides após o impacto, a missão Hera da ESA prepara-se para uma visita futura ao Didymos e ao Dimorphos.

A Hera será uma missão de acompanhamento, com lançamento previsto para 2024.

“Os resultados do DART irão preparar-nos para a visita da Hera ao sistema binário do Didymos para examinar os efeitos deste impacto daqui a alguns anos”, disse Ian Carnelli, Diretor da Missão Hera. “A Hera irá ajudar-nos a compreender o que aconteceu ao Dimorphos, o primeiro corpo celeste a ser comprovadamente desviado pela humanidade.”

PUB