Já fez LIKE no CNN Portugal?

Ucrânia acusa russos de “roubar” trigo

Autoridades do "celeiro da Europa" acusam a Rússia de “roubar” e assim "ameaçar a segurança alimentar do mundo"

As autoridades ucranianas acusaram as forças russas de "roubar" trigo nas partes do país que ocuparam, o que aumenta a ameaça à segurança alimentar global.

Em comunicado divulgado pela Reuters, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia afirma que “o saque de cereais da região de Kherson, bem como o bloqueio de navios em portos ucranianos e de rotas marítimas ameaçam a segurança alimentar mundial”.

PUB

O Ministério exigiu que a Rússia pare “o roubo ilegal de cereais, desbloqueie os portos ucranianos, restaure a liberdade de navegação e permita a passagem de navios mercantes".

Através das suas ações ilegais, a Rússia está a roubar não apenas a Ucrânia, mas também os consumidores no estrangeiro", acusa a Ucrânia

"As Nações Unidas estimam que cerca de 1,7 mil milhões de pessoas possam sofrer situações de fome e pobreza devido a interrupções de fornecimento de alimentos, em resultado de uma guerra em grande escala travada pela Rússia contra a Ucrânia", acrescentou o Ministério. Confrontada com estas alegações pela Reuters, o Kremlin disse que não tinha informações sobre o assunto.

O Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia afirmou também esta sexta-feira que as tropas russas estão "a roubar" stocks de trigo, enquanto os combates continuam nas regiões leste e sul do país.

"Os ocupantes russos estão a roubar os aldeões", disse o Estado-Maior. “Assim, por exemplo, mais de 60 toneladas de trigo e respetivos camiões de mercadorias foram roubados da cooperativa agrícola na cidade de Kamianka-Dniprovska”. A CNN não pode verificar estas alegações de forma independente.

PUB

Ivan Fedorov, presidente da Câmara de Melitopol, no sul, que está sob controlo das tropas russas há semanas, também falou sobre a retirada dos stocks de cereais de trigo. "Hoje mudou para uma escala industrial", afirmou. "Ontem publicámos um vídeo de um comboio de mais de 50 carruagens com reboques a retirar cereais dos nossos territórios ocupados... E hoje não sabemos para onde os enviaram."

A região de Melitopol produz colheitas de cereais substanciais.

A Ucrânia é conhecida como o "celeiro da Europa" e é uma fonte importante de trigo e milho - especialmente para países do Médio Oriente e Norte da África que dependem de importações. A provável interrupção de colheitas este ano pode ser um desastre, deixando esses países com pouca oferta - e elevando os preços de produtos agrícolas.

PUB