Já fez LIKE no CNN Portugal?

Míssil lançado pela Coreia do Norte podia chegar ao território continental dos EUA

Míssil balístico intercontinental caiu no mar, dentro da Zona Económica Exclusiva do Japão. Navios e aviões foram alertados de que corriam perigo, e soldados japoneses e americanos numa base militar conjunta tiveram ordem para procurar abrigo

O míssil disparado esta sexta-feira de manhã (madrugada em Portugal) pela Coreia do Norte tinha alcance suficiente para alcançar o território continental dos Estados Unidos, informou o ministro da defesa do Japão, Yasukazu Hamada. Numa conferência de imprensa em Tóquio, o governante informou que, de acordo com os cálculos feitos pelos militares nipónicos, o projétil tinha capacidade para percorrer até 15.000 km de distância.

Segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas da Coreia do Sul, tratou-se de um míssil balístico intercontinental (ICBM), o oitavo míssil deste tipo disparado pelo Norte. O projétil foi lançado da costa oeste da Coreia do Norte, de uma base perto de Pyongyang, e caiu no Mar do Japão, dentro da Zona Económica Exclusiva do Japão. O ponto de impacto terá sido a cerca de 200 quilómetros a oeste da ilha de Oshima-Oshima, que pertence à prefeitura de Hokkaido, no norte do país.

PUB

Hirokazu Matsuno, que tem no governo japonês um cargo semelhante ao de ministro da Presidência do Conselho de Ministros, adiantou que o míssil norte-coreano foi lançado em "trajetória elevada": saiu da atmosfera, atingindo uma altitude de 6 mil quilómetros, tendo depois reentrado e caído a cerca de mil quilómetros do local de lançamento.

Este tipo de lançamentos tem sido comum por parte da Coreia do Norte. A partir destes dados, os militares japoneses estimaram que, se fizesse uma trajetória normal, em distância e não tanto em altura, o ICBM poderia ter percorrido os tais 15 mil quilómetros até a América continental.

As autoridades japonesas chegaram a lançar um alerta às embarcações que estavam ao largo de Hokkaido, e aos aviões que estivessem nesse espaço aéreo, avisando para o perigo de poderem ser atingidas pelo míssil ou por destroços. No entanto, não há qualquer notícia de danos.

A base aérea de Misawa, que acolhe tropas japonesas e norte-americanas no norte do Japão, chegou a emitir uma ordem para que as tropas procurassem abrigo. 

PUB

Condenação e mais sanções

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, condenou mais este lançamento e disse que os repetidos lançamentos de mísseis do Norte não podem ser tolerados. 

Também o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, também condenou o disparo do ICBM e prometeu trabalhar com a comunidade internacional para uma resposta coordenada aos repetidos lançamentos de mísseis do Norte - o que será pouco provável, tendo em conta que a China e a Rússia têm bloqueado novas ações contra a Coreia do Norte no Conselho de Segurança da ONU. Entretanto, Yoon deu ordem ao seu gabinete para que sejam definidas novas e fortes sanções de Seul contra Pyonyang.

Numa reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional sul-coreano, Yoon também apelou à prontidão das Forças Armadas e a implementação de um nível de dissuasão alargada reforçado para combater as ameaças do Norte.

Voo de 69 minutos 

O ministro japonês Matsuno Hirokazu deu conta de que o míssil terá caído por volta das 11h23 da manhã, tendo completado um voo de cerca de 69 minutos. Disse também que o Japão decidiu não intercetar o míssil.

PUB

Segundo as chefias militares da Coreia do Sul, o projétil percorreu cerca de 1.000 quilómetros e atingiu uma altitude máxima de cerca de 6.100 quilómetros, com uma velocidade máxima de Mach 22, ou seja, 22 vezes mais rápida que o som.

Na quinta-feira, a Coreia do Norte já havia disparado um míssil balístico de curto alcance, depois de o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Choe Son Hui, ter prometido "respostas militares mais ferozes" em retaliação por os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul estarem a intensificar a sua cooperação militar.

Washington, disse Choe, está a fazer uma "aposta de que se vai arrepender". O ministro norte-coreano condenou a cimeira trilateral que aconteceu no domingo passado, à margem da cimeira do G20, entre Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, que prometeram uma maior cooperação em matéria de segurança.

Pyongyang repudia em particular a promessa norte-americana de reforçar os compromissos de "dissuasão alargada" que tem com Tóquio e Seul, os seus principais aliados nesta região. "Dissuasão alargada" é o jargão utilizado para referir o compromisso dos EUA no sentido de utilizar todas as suas capacidades militares - incluindo armas convencionais, mas também nucleares - para defender a Coreia do Norte e o Japão.

PUB