Já fez LIKE no CNN Portugal?

Quase 300 milhões de euros. Onze acusados por esquema de pirâmide com criptomoeda nos EUA

Entre os acusados estão quatro fundadores do esquema Forsage, residentes na Rússia, Geórgia e Indonésia

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission - SEC) acusou esta segunda-feira onze pessoas envolvidas no processo de criação e produção do Forsage, um esquema em pirâmide de criptomoeda fraudulento e um esquema Ponzi, que arrecadou cerca de 300 milhões de dólares (mais de 292 milhões de euros) a milhões de investidores em todo o mundo. 

A informação foi divulgada pela Comissão de Valores dos EUA através de comunicado. Entre os acusados estão quatro fundadores do Forsage, que residiam na Rússia, Geórgia e Indonésia, bem como três promotores dos EUA contratados pelos fundadores para integrar a equipa Forsage através do site e plataformas digitais.

PUB

De acordo com a comissão, em janeiro de 2020, Vladimir Okhotnikov, Jane Doe a/k/a Lola Ferrari, Mikhail Sergeev e Sergey Maslakov lançaram o Forsage.io, um site que permitiu a milhares de investidores que realizassem transações através de contratos inteligentes. No entanto, o Forsage terá alegadamente operado como um esquema de pirâmide durante mais de dois anos, altura em que os investidores obtiveram lucros a recrutar outras pessoas para o esquema. A empresa terá também usado ativos de novos investidores para pagar a investidores anteriores através de uma estrutura Ponzi.

De lembrar que este esquema consiste numa operação fraudulenta em pirâmide, que promete a quem investir nela lucros provenientes de anteriores investidores. Lembre-se que Bernie Madoff foi autor de uma das maiores e mais conhecidas fraudes financeiras de sempre.

Em setembro de 2020 foram impostas ações de cessação e desistência contra a Forsage por parte da Comissão de Valores Mobiliários das Filipinas e em março de 2021 pelo Comissário de Valores Mobiliários e Seguros de Montana. Em causa estavam os movimentos da empresa de forma fraudulenta, mas os arguidos continuaram a promover o esquema enquanto, simultaneamente, negavam qualquer acusação através de vídeos em redes sociais como o Youtube, por exemplo.

“Como adianta a acusação, o Forsage é um esquema de pirâmide fraudulento lançado em grande escala e comercializado para investidores”, disse Carolyn Welshhans, chefe interina da unidade de ativos criptográficos e cibernéticos da SEC.

Sem admitir ou negar as alegações, dois dos arguidos, Ellis e Theissen, concordaram em liquidar o valor que lhes é requerido e ficarem, de forma permanente, impedidos de futuras violações das disposições acusadas e outras atividades. Além disso, Ellis concordou em pagar multas civis e de devolução, e Theissen será obrigado a pagar multas civis e de devolução conforme determinado pelo tribunal. Ambos os acordos estão sujeitos à aprovação judicial.

PUB