Já fez LIKE no CNN Portugal?

Jovem palestiniano morto em confrontos com exército israelita na Cisjordânia

Morte aconteceu durante uma operação na aldeia de Kfar Dan

Um adolescente palestiniano foi morto esta manhã em novos confrontos com o exército israelita numa área do norte da Cisjordânia que tem estado sob grande tensão nos últimos meses, disse o Ministério da Saúde palestiniano.

A mesma fonte avançou que o jovem de 17 anos foi morto por um "tiro na cabeça" pelas forças israelitas durante uma operação na aldeia de Kfar Dan, perto de Jenin.

PUB

Na quarta-feira, um soldado israelita e dois palestinianos da aldeia de Kfar Dan foram mortos numa troca de tiros no posto de controlo de Jalameh, um ponto de passagem entre Israel e a Cisjordânia ocupada, localizado a poucos quilómetros de Jenin.

O exército israelita disse que foram destacadas forças para Kfar Dan para "identificar as casas dos dois terroristas" que mataram um soldado, com o objetivo de as destruir.

O comandante israelita Bar Falah, de 30 anos, foi enterrado na quarta-feira à noite no cemitério militar de Netanya, a norte de Telavive.

"Não hesitaremos em agir onde a Autoridade Palestiniana não mantém a ordem", disse o primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, na quarta-feira, após o ataque, reivindicado pelas Brigadas Mártires de Al-Aqsa, a ala armada do partido Fatah do Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas.

Desde uma série de ataques anti-israelitas em março que mataram 19 pessoas, o exército israelita aumentou as operações no norte da Cisjordânia, um território ocupado desde 1967 pelo Estado hebreu, especialmente nas regiões de Nablus e Jenin, onde os grupos armados palestinianos estão ativos.

Estas operações, frequentemente acompanhadas de confrontos com a população local ou combatentes, resultaram em dezenas de mortes do lado palestiniano e na detenção de mais de 1.500 pessoas, segundo o chefe do exército israelita, Aviv Kohavi.

PUB