Já fez LIKE no CNN Portugal?

Chile declara estado de emergência após incêndio que fez pelo menos dois mortos

Incêndio em Viña del Mar, no centro do país, alimentado por rajadas de vento de 40 a 50 quilómetros por hora, ainda não tinha sido controlado pelos bombeiros e brigadas florestais durante a noite de quinta-feira

O Chile declarou estado de emergência após um incêndio que deflagrou na noite de quinta-feira em Viña del Mar, no centro do Chile, e que fez pelo menos dois mortos e destruiu ou danificou 400 casas.

"O Presidente da República [Gabriel Boric] decidiu declarar o estado de emergência devido a uma calamidade pública" na região de Valparaíso, onde se encontra Viña del Mar, anunciou o vice-ministro do Interior, Manuel Monsalve.

PUB

Quando é acionado o estado de emergência, o responsável pela defesa nacional pode limitar os direitos constitucionais e solicitar todos os bens necessários para gerir a catástrofe.

O Serviço Nacional de Emergência (ONEMI) declarou alerta vermelho em Viña del Mar, cidade costeira a 120 quilómetros a norte da capital Santiago do Chile, e ordenou a evacuação de vários bairros.

O incêndio, alimentado por rajadas de vento de 40 a 50 quilómetros por hora, ainda não tinha sido controlado pelos bombeiros e brigadas florestais durante a noite de quinta-feira.

Segundo a Corporação Florestal Nacional do Chile (CONAF), o incêndio consumiu mais de 110 hectares.

Quatrocentos bombeiros foram mobilizados para o local - a quase totalidade de efetivos de Valparaíso - sendo apoiados por 150 silvicultores e algumas unidades da região de Santiago.

"O incêndio começou numa área chamada Nueva Esperanza 2000", disse o presidente da câmara de Viña del Mar, Macarena Ripamonti, acrescentando que as chamas estavam a progredir "para norte, em direção a Quinta Vergara".

Algumas das pessoas retiradas fugiram através da Quinta Vergara, um grande parque artístico onde se realiza o festival internacional de música de Viña del Mar.

PUB