Já fez LIKE no CNN Portugal?

Rússia declara guerra à Barbie: o parlamento propôs a proibição da boneca

O legislador russo Vitaly Milonov declara que a Barbie é "tóxica" para os valores russos

A boneca Barbie, um ícone global, pode ter impressionado o público em todo o mundo, mas na Rússia ainda não apareceu. 

Vitaly Milonov, deputado do parlamento russo, defende que existe uma "toxicidade" relacionada com a Barbie, considerando que a cultura russa possui personagens que merecem mais atenção. 

PUB

O responsável afirma que a Barbie não se adequa à Rússia, considerando-a "tola" e "tóxica" para os valores russos.

No último ano e meio as produtoras de Hollywood abandonaram o mercado russo, o que levou ao desaparecimento da maioria dos novos filmes das salas de cinema do país. Alguns cinemas recorreram à exibição de versões piratas não autorizadas, aproveitando o lançamento de filmes em língua russa em países vizinhos como o Cazaquistão e a Geórgia. No entanto, até mesmo as cópias piratas da Barbie pararam de ser exibidas, avança o El Mundo.

Em 2019 Milonov procurou proibir as bonecas Barbie sem características claramente masculinas ou femininas, rotulando-as de "bonecas anormais". Chegou mesmo a avisar que quem vendesse essas bonecas na Rússia deveria ser preso por atos de perversão contra crianças, quando já se começavam a apertar as regras contra a comunidade LGBTQI+. Sugeriu que os que revelassem os locais onde estas bonecas estavam a ser vendidas fossem recompensados com um "distintivo", apesar de estas bonecas não serem vendidas na Rússia.

PUB

Milonov declarou recentemente numa entrevista ao Podmoskovye Segodnya que lamenta que os pais considerem a Barbie como uma escolha saudável para os seus filhos. 

Nas mesmas linhas, Maria Butina, membro do Comité da Assembleia Nacional da Duma para os Assuntos Internacionais, disse à RIA Novosti: "Sou categoricamente contra o aparecimento de bonecas nas nossas lojas, por exemplo, de pessoas transgénero, ou bonecas que promovam relações entre pessoas do mesmo sexo".

A Rússia decidiu assim suspender, para já, a estreia do filme Barbie por considerar que diminui a sensibilidade das crianças e tem um efeito negativo na sua mente. Não é o único país a fazê-lo, países como o Pakitão, Vietnam e Filipinas também o fizeram.  

Apesar da suspensão do filme Barbie na Rússia, os fãs da Barbie aderem ao frenesim global e vestem-se de cor-de-rosa e fazem festas temáticas.

PUB