Já fez LIKE no CNN Portugal?

Governo pagou mais 54 milhões de abonos e de garantia para infância a 580 mil crianças

Segundo disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social foi esta sexta-feira iniciado o pagamento, pela primeira vez, "a garantia para infância e para a juventude", para "transformar vidas e, acima de tudo, garantir que igualdade de oportunidades a todos”

O Governo pagou esta sexta-feira “mais 54 milhões” de euros de abono de família e da nova garantia para a infância, a 580 mil crianças de todo o país, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Segundo Ana Mendes Godinho, que falava na cidade de Guarda, durante uma visita à Escola Profissional Ensiguarda, por ocasião dos seus 15 anos a qualificar e a formar jovens para o mercado de trabalho, o Governo começou esta sexta-feira a pagar, “pela primeira vez, uma coisa que se chama a garantia para a infância e para a juventude”.

PUB

A governante disse, no seu discurso, que também assinalou a abertura do ano letivo 2022/2023, que “é inaceitável” que o país tenha 20% de crianças e jovens “em risco de pobreza”: “Isto é inaceitável. Isto significa que nós, como sociedade, estamos a falhar. Se há 20% das nossas crianças e dos nossos jovens que estão em risco de pobreza, significa que nós temos que garantir que isso não acontece”.

“Hoje começou a ser paga a garantia para a infância pela primeira vez”, referiu, explicando que a prestação não é só para crianças, é para jovens até aos 18 anos.

A ministra prosseguiu dizendo que “hoje, foram pagos adicionalmente, a 580 mil crianças no país, mais 54 milhões” de euros de abono de família, face ao que existia, e da nova garantia para a infância.

“Isto, eu acho que é mesmo transformar vidas e, acima de tudo, garantir que damos igualdade de oportunidades a todos”, afirmou.

Na sua intervenção, escutada pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, pela direção, por alunos e professores da Ensiguarda e por representantes de entidades e instituições locais, a titular da pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lembrou que este mês o Governo também começou a aplicar a medida de gratuitidade das creches, que espera que seja “transformadora de muitas vidas”.

PUB

“Quer dizer que nenhuma criança pode ficar de fora da creche apenas porque não tem dinheiro para a pagar. A lógica é: as creches são um instrumento para trazer as pessoas para dentro desta sociedade em que vivemos, desde que nascem, em igualdade de oportunidades, sem haver distinção das crianças porque tiveram a sorte ou o azar de nascer num sítio, ou numa família, ou com menos condições económicas”, explicou.

Na sua opinião, “isto é transformar oportunidades de vida, é dizer que as pessoas, desde o início, têm as mesmas condições de igualdade de oportunidade”.

Para Ana Mendes Godinho, trata-se de uma medida que “pode mudar a forma como olhamos para a igualdade de acesso de todos às mesmas oportunidades, independentemente de onde vivam, onde cresçam, em que família estejam”.

No ano letivo 2022/2023 a Escola Profissional Ensiguarda é frequentada por cerca de 450 alunos, segundo fonte da instituição.

PUB