Já fez LIKE no CNN Portugal?

O lugar mais frio do planeta nunca tinha tido uma temperatura assim

Cientistas dizem que foi atingido um número inédito na história da climatologia, que representa um recorde mundial, caso a Organização Meteorológica Mundial o confirme

A Antártida bateu um recorde de temperaturas, este mês, com os termómetros a registar 38.º Celsius acima da média na Estação de Investigação Concordia, no topo do Dome C, no Planalto Antártico, avança a CNN. O local é normalmente conhecido como o sítio mais frio do mundo.

Naquele continente, a temperatura normal durante o dia ronda os 49 graus negativos. No entanto, no dia 18 de março, os termómetros terão subido para valores entre os 11 graus negativos.

PUB

Os cientistas dizem que este número é um valor inédito na história da climatologia e que representa um recorde mundial, caso a Organização Meteorológica Mundial mantenha o registo. 

No Twitter, Robert Rhode, cientista da organização sem fins lucrativos Berkeley Earth, focada na análise de dados de temperatura para a ciência climática, lamenta que "nenhuma organização mantenha recordes oficiais para temperaturas acima dos normais".

"No entanto, depois de analisar os dados das estações meteorológicas anteriores e consultar alguns colegas, parece que nenhuma outra estação meteorológica estabelecida jamais relatou um valor tão extremo", escreve.

PUB

Em entrevista à CNN, Randall Cerveny, professor de ciências geográficas na Universidade do Arizona e analista de registos extremos para a Organização Meteorológica Mundial, diz que este tipo de registos não é algo que a organização rastreie ou verifique mas que, no entanto, os dados parecem legítimos.

"Tudo o que tenho visto sobre a observação da Dome C sugere que é uma observação legítima", afirmou.

As temperaturas atípicas para o continente branco fizeram com que uma plataforma de gelo, do tamanho de Los Angeles, se desintegrasse em poucos dias.

PUB