Já fez LIKE no CNN Portugal?

Andy Taylor, guitarrista dos Duran Duran, luta contra cancro incurável

Andy Taylor, guitarrista da banda britânica Duran Duran, luta contra um cancro da próstata em estádio IV.

A banda anunciou a notícia no sábado, no momento da sua inclusão no Rock & Roll Hall of Fame, durante a cerimónia que teve lugar no Microsoft Theater, em Los Angeles.

PUB

Taylor, que não se juntou aos antigos companheiros da banda, John Taylor, Simon Le Bon, Roger Taylor e Nick Rhodes, nas celebrações da Classe de 2022, por estar em tratamento, escreveu uma carta a assinalar a ocasião.

Nessa nota, partes da qual foram lidas pelo vocalista Le Bon, Taylor revelou ter recebido o diagnóstico há quatro anos e falou da sua satisfação em fazer parte do “Hall of Fame”.

Simon Le Bon, John Taylor, Andy Taylor, Roger Taylor e Nick Rhodes, dos Duran Duran. Crédito: Derek Storm/FilmMagic/Getty Images

“Nada se compara a esse reconhecimento. Podemos sonhar com aquilo que nos aconteceu, mas poder experienciá-lo, nos nossos próprios termos, foi para lá de incrível”, escreveu Taylor na mensagem transmitida por Le Bon.

PUB

“Muitas famílias experienciaram a lenta e crescente frustração desta doença e connosco não é, obviamente, diferente; assim, falo da perspetiva de um homem de família, mas com um profundo respeito pela banda, pelos fãs mais extraordinários que um grupo poderia ter e por esta excecional distinção”, acrescentou Taylor, de 61 anos.

Taylor juntou-se aos Duran Duran em abril de 1980 e saiu em 1986, para prosseguir uma carreira a solo. Voltou a reunir-se à banda em 2001, para uma série de concertos de sucesso e a gravação do álbum “Astronaut”, antes de sair de novo em 2006.

O guitarrista disse estar “imensamente desapontado” por perder o evento do Rock & Roll Hall of Fame, que estava previsto ser a sua primeira atuação com o grupo em 16 anos e para cuja ocasião tinha “comprado uma nova guitarra”.

“Sinto um grande orgulho por esses quatro companheiros, espanta-me a sua perenidade e é com grande felicidade que recebo este reconhecimento”, disse Taylor. “Duvidei muitas vezes que esse dia chegasse. E estou francamente feliz por estar cá para o presenciar.”

PUB

Na carta posteriormente partilhada na íntegra no site da banda, Taylor revelou que a sua condição é incurável, mas que está a receber “sofisticado tratamento de prolongamento de vida”, que lhe permitiu “continuar a rockar” até muito recentemente, quando sofreu um revés.

“Embora a minha condição atual não apresente risco de vida imediato, não há cura”, declarou.

Segundo a Sociedade Americana do Cancro, cerca de um em cada oito homens será diagnosticado com cancro da próstata durante o seu tempo de vida.

“São notícias devastadoras saber que um colega… um colega não, um companheiro, um amigo, alguém da nossa família não vai estar por cá muito mais tempo. É absolutamente devastador. Adoramos imensamente o Andy e não me vou pôr aqui a chorar. Não me parece que fosse apropriado, mas é o que me apetece fazer”, disse Le Bon.

Os Duran Duran formaram-se em 1978 e lideraram as tabelas de singles americanas na década de 80, com os êxitos “The Reflex” e “A View to a Kill”.

PUB