Já fez LIKE no CNN Portugal?

“O abacate é um disparate! Não tem pés nem cabeça”

Qual é o sector que do ponto de vista ambiental mais preocupa Matos Fernandes? “Não tenho dúvidas nenhumas: não é a indústria, não é a mobilidade, não é a produção de energia – é a agricultura”

“O abacate é um disparate! Não consigo dizer de outra forma. Eu não consigo entender como é que se apostou, e não sei se subsidiou, na cultura de uma fruta tropical num sítio onde há pouquíssima água, o Algarve. Não tem pés nem cabeça!” É a resposta do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em entrevista à CNN Portugal.

Mas então porque é que não acaba o ministro com esta produção em Portugal? “O abacate não tem licenciamento ambiental e muitas vezes nem tem licenciamento agrícola. Eu também o percebo, mal de nós se quem planta couves e agora vai plantar batatas tivesse de pedir licença a alguém. O licenciamento existe agora sim para as grandes extensões (…) e isso acabou. Continua a existir liberdade para que algumas dessas plantações possam vir a ser feitas se forem de pequena dimensão.”

PUB

O abacate é só um exemplo. “Qual é o sector de atividade económica que do ponto de vista da preservação dos valores ambientais mais me preocupa em Portugal? Não tenho dúvidas nenhumas: não é a indústria, não é a mobilidade, não é a produção de energia – é a agricultura.” Porque a agricultura “cada vez mais usa água” e “mais artificializa o solo com fertilizantes”, o que faz como que esta seja “a única atividade económica em Portugal em que as emissões estão a crescer”.

LEIA TAMBÉM- “A liderança não pode estar na rua”. Entrevista a Matos Fernandes na íntegra - Carros elétricos “já compensam”. E “já não há abusos” nas margens das gasolineiras - Hidrogénio? “O lóbi do carvão, do petróleo e do gás existem, estão aí e têm muito acesso”- Jovens “ganham menos cá do que numa experiência na Europa”, reconhece ministro do Ambiente- Um ano após a “chacina” de animais de caça na Torre Bela: “Cercões são uma cobardia, vão ter de acabar” - “Propostas de Rio para o ambiente? São melhores que as de José Gomes Ferreira.” Matos Fernandes ironiza e aponta mentiras

PUB