Já fez LIKE no CNN Portugal?

Airbus A380 faz voo de 14 horas com buraco na lateral. "Uma probabilidade num milhão"

Buraco resultou de um rebentamento de um dos 22 pneus do avião da Emirates. Segundo o relato dos passageiros ouviu-se um som forte ao fim de 45 minutos de voo

Os passageiros de um Airbus A380 proveniente do Dubai, nos Emirados, com destino a Brisbane, na Austrália, ficaram surpreendidos quando ao aterrarem se aperceberam que o avião tinha um buraco na lateral. Aconteceu na última sexta-feira.

PUB

Apesar de tanto os passageiros como a tripulação se terem apercebido, pouco depois da descolagem, da ocorrência de algo, o problema não foi considerado grave e a viagem de quase 14 horas foi concluída como programado.

Johannes Boroh, antigo piloto e docente de estudos de aviação na Universidade de Kingston, em Londres, em entrevista à Euronews, afirmou que se tratou "de uma probabilidade num milhão".

"Não é algo que vemos todos os dias", acrescentou. 

A Emirates explicou, mais tarde, que o buraco resultou de um rebentamento de um dos 22 pneus. Segundo relatos de passageiros, ouviu-se um som forte ao fim de 45 minutos de voo, noticia a CNN Brasil

No Twitter, um dos passageiros, Andrew Morris, escreveu que “no início foi absolutamente aterrorizante e a tripulação sabia que algo sério poderia ter acontecido — entraram imediatamente em contacto com a cabine”. “Pouco depois, voltaram ao normal. O comportamento calmo (da equipa) era reconfortante, sabiam que não era catastrófico”, lê-se na publicação. 

PUB

Os pilotos do Airbus entraram em contacto com o controlo de tráfego aéreo quando se aproximavam do aeroporto, desconfiados então que um pneu tivesse rebentado aquando da descolagem e a pedir que estivessem no local os meios de emergência. 

No comunicado emitido, a companhia aérea informou tratar-se de "uma falha técnica", que contudo não afetou "a fuselagem ou a estrutura da aeronave", justificando a continuação do voo até ao destino. 

“Um dos 22 pneus da aeronave rompeu durante a viagem, causando danos a uma pequena porção da carenagem aerodinâmica, que é um painel externo ou a pele da aeronave”, explicam. 

A companhia aérea acrescentou ainda que o dano já foi reparado, "a carenagem foi substituída, verificada e autorizada por engenheiros, Airbus e todas as autoridades relevantes”. 

“A segurança de nossos passageiros e tripulantes sempre foi nossa principal prioridade”, defende a Emirates. 

PUB