Já fez LIKE no CNN Portugal?

Sismo sentido em São Miguel

Abalo registou uma magnitude de 2,3

Um sismo foi sentido, nas últimas 24 horas, na ilha de São Miguel, nos Açores, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

De acordo com o comunicado diário do CIVISA para ponto da situação da crise sismovulcânica no arquipélago, o sismo registou uma magnitude de 2,3 na escala aberta de Richter e uma intensidade IV na escala de Mercalli Modificada.

PUB

O abalo foi sentido às 23:58 de domingo em Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo, e em Ribeira Quente e Furnas, no concelho de Povoação, tendo o epicentro sido localizado a um quilómetro de Ponta Garça.

A crise sismovulcânica, que teve início a 19 de março, tem-se centrado na ilha de São Jorge, onde foram identificados cerca de 256 sismos sentidos pela população, mas nenhum há quatro dias seguidos.

Os mais recentes dados disponibilizados na sexta-feira pelo CIVISA indicam que São Jorge registou quase 30 mil abalos no âmbito da crise sísmica iniciada há pouco mais de um mês.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

PUB