Uma mulher britânica recebeu mensagens via Whatsapp de um colaborador da Etihad Airways enquanto esperava pelo embarque num voo de Abu Dhabi para Manchester, no Reino Unido, esta quarta-feira. Hannah Smethurst, de 23 anos, partilhou a conversa no Twitter, onde afirma que o fácil acesso aos seus dados pessoais foi uma experiência aterradora enquanto viajava sozinha de volta a casa.
As mensagens que Hannah Smethurst recebeu eram provenientes de um número originário dos Emirados Árabes Unidos e pertencentes a um "Muhammad". As mensagens foram enviadas à 01:32. No screenshot postado pela mulher, o próprio Muhammad parece ciente do quão estranho é estar a enviar mensagens para um número obtido através da base de dados da companhia Etihad.
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Durante as mensagens, o próprio também confirma explicitamente que foi mesmo desta base de dados que retirou a informação de Hannah Smethurst.
A guy who works for the @etihad airline used my personal data which he found via the airline database after seeing my passport to get my phone number and proceeded to text me 🥲, terrifying experience travelling alone. pic.twitter.com/qPWdg1rJlN
— Hannah (@hansmeths) June 21, 2023
De acordo com o Guardian, Hannah Smethurst estava a regressar a Preston depois de visitar uma amiga em Abu Dhabi e disse que a experiência a fez temer pela sua segurança. “Estava sozinha, por isso senti-me muito vulnerável porque me ficou na cabeça que ele sabe o meu número, sabe o meu endereço de casa e o meu nome completo e endereço de correio eletrónico e, obviamente, tudo o que damos à companhia aérea quando fazemos a reserva", disse. "Senti-me vulnerável e assustada. Fez-me sentir que ele sabia o que se estava a passar e para onde eu ia."
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De acordo com o Daily Star, a companhia aérea já está a tomar medidas para resolver a situação. “A nossa equipa esteve em contacto com o hóspede e a Etihad iniciou uma investigação completa assim que teve conhecimento da conduta inadequada de um funcionário de um contratante externo”, disse um porta-voz da empresa. "Como resultado da investigação, o funcionário envolvido foi punido de acordo com os procedimentos disciplinares da empresa contratada.”
Hannah Smethurst afirma que inicialmente o staff do aeroporto não prestou grande atenção às suas queixas e que a mesma falou com um dos gerentes, que apenas se ofereceu para a retirar do voo de forma a que a mesma pudesse apresentar queixa à polícia. No entanto, se decidisse fazê-lo teria de esperar 24 horas para conseguir apanhar outro voo para Manchester.
"Telefonei à minha mãe, que tentou acalmar-me, e apanhei o voo porque só fazem um por dia de regresso a Manchester e pensei 'não vou ficar à espera0", disse ela."Aterrei em Manchester e foi então que o serviço de apoio ao cliente da Etihad de Manchester foi fantástico. Ajudou-me imenso", disse, referindo-se ao contato estabelecido pela empresa.
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