Objeto entrou na atmosfera terrestre a cerca de 81 mil quilómetros por hora
Uma bola de fogo atravessou os céus de Portugal este domingo, cerca das 19:40, transformando a noite em dia durante breves segundos e surpreendendo quem olhava para o céu.
O fenómeno corresponde a um bólide, um meteoro de grande brilho que se destacou pela sua intensidade luminosa "que se conseguiu ver em toda a Península Ibérica", segundo a Rede de Meteoros do Suroeste da Europa, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia.
O objeto entrou na atmosfera terrestre a cerca de 81 mil quilómetros por hora, sobre a Lousã, e extinguiu-se perto de Amiosinho, no distrito de Coimbra, após percorrer dezenas de quilómetros a uma altitude que variou entre os 97 e os 43 quilómetros.
O clarão foi registado por câmaras de observação e partilhado em várias redes sociais, com avistamentos confirmados em locais como Aveiro, Mangualde, Marinha Grande e Vinhais.
Este bólido, identificado con el código #SWEMN20251102_194116, sobrevoló #Portugal, aunque debido a su gran luminosidad pudo verse desde toda la Península Ibérica. El mapa adjunto muestra su trayectoria. Los testigos se hicieron eco del fenómeno en redes sociales. La mayoría de… pic.twitter.com/vlwpIJJChX
— Jose Maria Madiedo (@jmmadiedo) November 2, 2025