Países Baixos: autoridades confirmam 13 casos da nova variante, Omicron

Patrícia Pires , (Atualizado às 13:06)
28 nov 2021, 12:40
Hotel perto do aeroporto de Amesterdão onde passageiros vindos de África fazem quarentena
Hotel perto do aeroporto de Amesterdão onde passageiros vindos de África fazem quarentena

Este domingo foram divulgados os resultados das análises aos 61 passageiros que tinham testado positivo para covid-19 na sexta-feira. Em 13 casos, a infeção era provocada pela nova variante

PUB

As autoridades de Saúde dos Países Baixos, confirmaram que entre os 61 passageiros oriundos da África do Sul, 13 estavam infetados com a nova variante Omicron, avança a agência Reuters.

O Instituto Nacional de Saúde confirmou a informação através de um comunicado. e o próprio ministro da Saúde, segundo a Reuters, já admitiu que o número de casos no país deverá ser superior aos que já estão confirmados.

PUB

Recorde-se que os 61 passageiros que testaram positivo para covid-19 foram colocados em quarentena num hotel perto do aeroporto, enquanto os que testaram negativo, e que não residam nos Países Baixos, têm permissão para continuar viagem. Caso contrário, teriam de ficar em isolamento.

Sábado as autoridades anunciaram que estavam a analisar as amostras para seber se havia algum caso da nova variante, Omicron, e este domingo, confirmaram, a existência de 13 casos.

As autoridades dos Países Baixos avançaram ainda no sábado que estavam a tentar localizar cerca de cinco mil pessoas que chegaram em voos de África na última semana. E que o objetivo era fazer um teste a todos esses passageiros.

PUB
PUB
PUB

Na sexta-feira tinham chegado ao aeroporto de Amesterdão 624 passageiros oriundos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo. Autoridades ainda estão à espera de mais resultados, pelo que, o número de casos ligados à Omicron ainda pode aumentar.

As autoridades estão a apelar a todas as pessoas que regressaram da África do Sul nas duas últimas semanas para fazerem o teste de deteção da covid-19 e montaram um centro de testagem no aeroporto para cidadãos regressados da região. Os testes são voluntários e as pessoas podem esperar os resultados, em isolamento, em casa.

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Europa

Mais Europa

Patrocinados