Países Baixos: autoridades confirmam 13 casos da nova variante, Omicron

Patrícia Pires , (Atualizado às 13:06)
28 nov 2021, 12:40
Hotel perto do aeroporto de Amesterdão onde passageiros vindos de África fazem quarentena

Este domingo foram divulgados os resultados das análises aos 61 passageiros que tinham testado positivo para covid-19 na sexta-feira. Em 13 casos, a infeção era provocada pela nova variante

As autoridades de Saúde dos Países Baixos, confirmaram que entre os 61 passageiros oriundos da África do Sul, 13 estavam infetados com a nova variante Omicron, avança a agência Reuters.

O Instituto Nacional de Saúde confirmou a informação através de um comunicado. e o próprio ministro da Saúde, segundo a Reuters, já admitiu que o número de casos no país deverá ser superior aos que já estão confirmados.

Recorde-se que os 61 passageiros que testaram positivo para covid-19 foram colocados em quarentena num hotel perto do aeroporto, enquanto os que testaram negativo, e que não residam nos Países Baixos, têm permissão para continuar viagem. Caso contrário, teriam de ficar em isolamento.

Sábado as autoridades anunciaram que estavam a analisar as amostras para seber se havia algum caso da nova variante, Omicron, e este domingo, confirmaram, a existência de 13 casos.

As autoridades dos Países Baixos avançaram ainda no sábado que estavam a tentar localizar cerca de cinco mil pessoas que chegaram em voos de África na última semana. E que o objetivo era fazer um teste a todos esses passageiros.

Na sexta-feira tinham chegado ao aeroporto de Amesterdão 624 passageiros oriundos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo. Autoridades ainda estão à espera de mais resultados, pelo que, o número de casos ligados à Omicron ainda pode aumentar.

As autoridades estão a apelar a todas as pessoas que regressaram da África do Sul nas duas últimas semanas para fazerem o teste de deteção da covid-19 e montaram um centro de testagem no aeroporto para cidadãos regressados da região. Os testes são voluntários e as pessoas podem esperar os resultados, em isolamento, em casa.

Europa

Mais Europa

Patrocinados