Presidente mexicano publica foto do que acredita ser um "Aluxe", um duende da mitologia maia

CNN Portugal , MCP
28 fev 2023, 18:29
Aluxe ( foto: @lopezobrador_)

Obrador não mostrou indícios de que pudesse ser uma brincadeira, o que gerou várias críticas nas redes sociais

O presidente do México tem dado que falar nos últimos dias. Andrés Manuel López Obrador publicou duas fotos na sua conta de Twitter onde mostra aquilo que alega ser um Aluxe, um duende da mitologia maia, conhecido por proteger as aldeias.

As fotos apresentam, de um lado, uma criatura impercetível, em cima de uma árvore, com os olhos iluminados na escuridão e, do outro, uma escultura onde o Aluxe é caracterizado. Na descrição pode ler-se que “foi tirada há três dias por um engenheiro e aparenta ser um Aluxe”.

O tweet do presidente sugere que a foto terá sido tirada por um dos engenheiros que tem trabalhado nas obras do Tren Maya - “o maior projeto ferroviário da América Latina” - que tem como responsáveis do primeiro troço do projeto o Grupo Mota-Engil. A rota desta linha ferroviária passa por zonas estratégicas ricas em história e cultura Maia.

AMLO, como também é conhecido o presidente mexicano, não mostrou indícios de que o seu tweet poderia ser uma brincadeira, o que gerou várias críticas nas redes sociais.

Um dos exemplos é a crítica do escritor Mauricio Shwarz, que afirma que as fotos publicadas já circulavam antes dos "três dias" referidos e questiona a moral do presidente mexicano.

“Sim Andrés, um engenheiro tirou, há três dias uma foto de uma imagem que já tem circulado desde fevereiro de 2021 em Nuevo León e desde dezembro desse ano na Tailândia. Dás pena... muita pena... e ao país ainda mais... Se acreditas nisso, és estúpido, se sabes que é mentira, és malicioso”, escreveu com duas fotos de publicações das partilhas a que se refere.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados