Alunos portugueses são dos que têm mais férias de verão na Europa

14 jun, 07:12
Ensino científico. Estudantes a bordo do Santa Maria Manuela ao largo de Cascais. 9 outubro 2022. Patrícia de Melo Moreira/AFP via Getty Images

REVISTA DE IMPRENSA || Estudantes portugueses entre os que têm mais férias de verão na Europa

Os alunos portugueses são dos estudantes da Europa com mais férias de verão. De acordo com o Jornal de Notícias, que cita um relatório da Agência Europeia para a Educação e Cultura, na maioria dos países europeus, os alunos têm entre oito a 12 semanas de férias de verão e voltam às aulas em setembro.

Esta sexta-feira, os alunos do 5.º ao 10.º anos entram de férias, naquela que é uma das pausas mais longas na Europa - três meses - e que se deverá manter nos próximos quatro anos.

Já os alunos do 9.º, 11.º e 12.º terminaram as aulas a 4 de junho uma vez que têm provas de final de ciclo e exames nacionais.

Os alunos portugueses que terminam as aulas mais tarde são os do 1.º ciclo e os do pré-escolar, para quem as férias só começam a 28 de junho.

Atualmente, as férias longas são três meses, dependendo do nível de ensino. Os alunos do 9.º, 11.º e 12.º terminaram as aulas a 4 de junho. Mas ainda não guardaram os livros: decorre a 1.ª fase das provas finais de ciclo e começa hoje a dos exames nacionais do secundário.

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação já propôs um calendário para os anos letivos de 2024/2025 a 2027/2028 - que está em consulta pública -  e mantém as férias de Natal, Carnaval, Páscoa e verão.

Este ano, as aulas deverão arrancar entre 12 e 16 de setembro.

Educação

Mais Educação

Mais Lidas

Patrocinados