Greta Thunberg lança livro sobre crise climática com a colaboração de 100 especialistas

1 abr 2022, 10:28
Greta vai lançar novo livro sobre crise climática (Direitos Reservados)

"O Livro do Clima" conta com contributo da cientista Katharine Hayhoe, do economista Thomas Piketty e da romancista Margaret Atwood. Obra vai ser publicada em outubro

A jovem ativista Greta Thunberg vai lançar um novo livro, que promete uma "visão global de como as crises do planeta se conectam". A obra deverá ser publicada em outubro deste ano.

Através do "The Climate Book" (O Livro do Clima), Greta pretende entender de que forma as diferentes crises estão ligadas. 

"Decidi escrever um livro que aborda as crises climática, ecológica e de sustentabilidade de forma holística", adiantou a jovem, de 19 anos, através de comunicado. "A crise climática é, obviamente, apenas um sintoma de uma crise de sustentabilidade maior. A minha esperança é que, através deste livro, possa entender diferentes crises e de que forma estão interligadas".

Para o lançamento do livro, Thunberg reuniu mais de 100 especialistas, entre eles a cientista Katharine Hayhoe, o economista Thomas Piketty e a romancista Margaret Atwood. O objetivo é "munir" toda a gente, para que sejam capazes de mudar pelo planeta.

Greta também partilha o que aprendeu com a sua experiência enquanto ativista, focando-se no greenwashing, que considera um dos maiores problemas da atualidade, mas também "a maior fonte de esperança".

"Precisamos desesperadamente de esperança, mas a esperança não é fingir que vai tudo ficar bem", disse Thunberg, adiantando que a esperança é algo que se deve ganhar, não está adquirida. 

"Não podemos esperar passivamente que alguém faça alguma coisa. A esperança está em agir, sair da zona de conforto. Se um grupo de alunos consegue mudar a vida de milhões de pessoas, imagine o que podíamos fazer em conjunto se realmente tentássemos", rematou.

Desde que começou a sua caminhada enquanto ativista, em 2018, Greta já publicou três livros, dois em co-autoria com os seus pais e irmã: "Scenes from the Heart" e "Our House Is on Fire" , e o "No One Is Too Small to Make a Difference".

A data prevista para o lançamento de "O Livro do Clima" está agendada para o dia 27 de outubro de 2022, em Portugal e no Reino Unido, e com lançamento nos EUA planeado para o início de 2023.

A lista completa de colaboradores pode ser consultada aqui.

Relacionados

Clima

Mais Clima

Mais Lidas

Patrocinados