Tornar-se planetário: como pequenos ajustes no seu jantar podem ajudar a salvar o planeta

CNN , Casey Barber
25 dez 2021, 17:00
Ingredientes de base como o feijão, especiarias e ervas neste guisado de 15 minutos na frigideira de Maggy Keet da Planetarian Life podem ser alterados para criar diferentes combinações de sabores.

Comer menos carne e laticínios é uma das formas que podemos adotar para termos um impacto positivo no futuro do planeta, como demonstraram múltiplos estudos sobre alterações climáticas.

Mas como qualquer pessoa que tem uma inscrição num ginásio que nunca usou pode dizer-lhe, adquirir um novo hábito não é assim tão simples. Em vez da abordagem tudo-ou-nada, o melhor a fazer pode ser ir passo (ou refeição) a passo.

Se nunca experimentou a segunda-feira sem carne, vegan antes das 6h, ou qualquer outro método nem-sempre-não-vegan num esforço para reduzir o consumo de carne, está provavelmente a caminho de ser tornar planetário.

Planetarian Life  é um website e uma comunidade online fundados pela escritora de livros de culinária e consultora de comunicações Maggy Keet como uma opção escolha-a-sua-aventura no sentido de uma alimentação baseada em plantas. A estratégia flexível que ela apresenta através de "fórmulas" de receitas pretende ajudar a facilitar a vida das pessoas na adoção de uma dieta mais rica em plantas.

Após o Nascimento do segundo filho em 2019, Keet estava motivada para fazer alterações ao pensar no tipo de mundo que os seus filhos vão herdar. "Estava literalmente acordada a meio da noite com ansiedade pelo clima", declarou. "Acabo de pôr uma pessoa no mundo e qual é a perspetiva de futuro dela? Qual o aspeto do futuro do meu filho?"

O que é um planetário?

Enquanto membro de uma família centrada na alimentação, Keet cresceu com conhecimento em primeira mão do desenvolvimento e testagem de receitas. A mãe, Pam Anderson, é autora de livros de culinária e organizadora de eventos. Juntas, ela e Keet colaboraram em projetos ao longo dos anos, como por exemplo no blogue, no livro "Three Many Cooks" e na conferência de média para a alimentação The Big Potluck.

Maggy Keet (direita), vista com a mãe, autora de livros de culinária Pamela Anderson (esquerda), fundaram a Planetarian Life, uma comunidade online que oferece receitas e dicas para uma alimentação baseada em plantas.

Keet lançou as sementes do Planetarian Life com base nas suas experiências com a Segunda-feira Sem Carne, mas com menos restrições e um maior sentido de propósito. "Há o vegetarianismo e o veganismo, mas estas coisas não descrevem as minhas razões", declarou ela. "Estou a comer desta forma por causa do planeta."

É a mais básica definição do que é um planetário, segundo Keet: alguém que altera a forma como come e vive pelo bem da Terra.

"Quero que seja uma definição muito inclusiva", explicou. "É propositadamente vaga, em vez de incidir especificamente na redução do consumo de carne, há pessoas que não vão desistir do queijo, haja o que houver." Como Keet salienta na declaração de missão da Planetarian Life: "Não há certo ou errado, não há julgamentos, não há ‘bons’ ou ‘maus’ alimentos. (Isto não é uma dieta!)"

A abordagem planetária

Keet reconhece que “há um obstáculo a ultrapassar " para ajudar cozinheiros regulares a mudarem as perspetivas e a navegarem na logística de pôr comida na mesa todos os dias. "O desafio de reinventar a forma como as pessoas lidam com as refeições parece dantesco e moroso", declarou ela.

Com a Planetarian Life, Keet decidiu uma abordagem de pequenos passos. Em vez de um simples site de receitas, trabalhou com Anderson para criar a Capsule Kitchen, uma lista de fórmulas de receitas versáteis misturadas, bases de ingredientes e tutoriais de “como fazer” para proporcionar a cozinheiros curiosos por plantas muitos pontos de partida.

Em vez de eliminar completamente a carne ou de trabalhar com ingredientes desconhecidos, a alimentação planetária resulta em pequenas substituições nas nossas refeições habituais ao nosso ritmo e com os nossos sabores preferidos.

Isto pode ser tão simples quanto usar grão-de-bico em vez de frango assado para fazer salada de grão-de-bico com frango ou cozinhar grande quantidade de quinoa para ter à mão quando se confeciona legumes na frigideira para pôr numa taça ao longo da semana.

Salada de grão-de-bico é uma das muitas formas de substituir carne durante a alimentação semanal.

Para quem não sabe por onde começar, as receitas ajustáveis de Keet permitem que os cozinheiros criem com o básico, "juntando alimentos em vez de cozinharem grandes refeições," segundo ela, e oferecem opções de alteração de sabores para fazer com que as pessoas sintam que não estão a comer a mesma coisa todos os dias da semana.

"Propomos às pessoas a fórmula básica, uma versão simplificada, e variações para inspirar com a ideia de que se tiver especiarias, qualquer tipo de cebolas, pode fazer esta receita", declarou ela.

Experimente três formas de iniciar uma dieta mais rica em plantas:

  • Faça uma receita base, como um frasco de molho de tomate simples ou “carne” picada de lentilhas e nozes que pode depois ser usada para mais cinco (ou mais) refeições ao longo do tempo.
  • Acrescente dois “essenciais”, elementos que vão ajudar a salientar os sabores de refeições que já consegue confecionar. Legumes de inverno escaldados ou um rápido alho "tostado" podem ser acrescentados a massas e a guisados, por exemplo.
  • Comece a experimentar variações de uma refeição de fórmula simples, como o Feijão Guisado na Frigideira em 15 minutos. Pode fazer ao estilo mediterrânico, com chili ou com caril.
Maggy Keet começa por fazer a base de um simples molho de tomate, que pode ser usado com natas para fazer uma cremosa sopa de tomate caseira.

Pequenas mudanças, grande impacto

Tal como o interesse em compostos, os ajustes de incremento feitos em refeições habituais são uma mais-valia para uma maior mudança de estilo de vida ao longo do tempo, e são mais fáceis de manter do que os cortes drásticos. Uma vez que nenhum alimento é banido da forma planetária de alimentação, cada pessoa decide até onde leva essa alimentação.

Quer a sua nova rotina seja tacos de feijão às terças-feiras, mel no chá em vez de açúcar de cana, ou macarrão com queijo sem laticínios no jantar de família de sexta-feira, a decisão é sua.

"Muita da narrativa sobre ação pelo clima tem que ver com sacrifício, reduzir e desistir de coisas", declarou Keet, mas ela vê a estratégia da Planetarian Life como uma mais-valia e não como uma subtração. "A Planetarian Life é uma bússola, não um mapa: orienta-nos na direção certa", declarou Keet.

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE

Patrocinados