É realmente necessário lavar as frutas e os legumes antes de os comer. Esta é a melhor forma de fazê-lo

CNN , Primrose Freestone, Universidade de Leicester
29 set, 09:00
Lavar fruta (Pexels)

NOTA DO EDITOR | As opiniões expressas neste artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A CNN está a apresentar o trabalho de The Conversation, uma colaboração entre jornalistas e académicos para fornecer análises e comentários de notícias. O conteúdo é produzido exclusivamente por The Conversation

Comer frutas e legumes todos os dias é uma ótima forma de se manter saudável - mas certifique-se de que os lava corretamente primeiro. 

Embora a maioria das pessoas esteja ciente dos perigos que a carne e o peixe crus podem representar para a saúde, muitos consideram os produtos frescos “seguros”. No entanto, todos os anos, 1 em cada 10 pessoas adoece devido à ingestão de alimentos não seguros - e cerca de 46% destes casos de doenças causadas por alimentos provêm da ingestão de legumes e fruta. 

O facto é que a maior parte dos produtos frescos são cultivados ao ar livre, onde qualquer pessoa ou coisa - como insetos e pássaros - lhes pode tocar. Isto significa que, para além da sujidade, os produtos não lavados podem conter uma variedade de matérias potencialmente nocivas - incluindo bactérias, fungos, vírus e pesticidas

Os produtos frescos também podem ser contaminados durante a embalagem, preparação ou armazenamento. Mesmo os produtos cultivados em estufas hidropónicas podem conter germes e pesticidas. 

A lavagem de frutas e legumes é muito importante para a segurança alimentar. Mas qual é a melhor forma de fazê-lo? 

Lavar os seus produtos 

Em primeiro lugar, lave as mãos. Isto evita que os germes da sua pele contaminem os produtos que está a lavar. 

A forma mais simples e segura de lavar os produtos frescos é à mão, em água fria e corrente. Esfregue os frutos e legumes com as mãos para remover a sujidade, os pesticidas e alguns germes da superfície. Lave até que a superfície deixe de parecer suja. Se vai pôr os produtos de molho em água, certifique-se de que utiliza uma tigela limpa em vez do lava-loiça - que pode estar cheio de germes

Nunca lave os produtos com detergente ou lixívia, uma vez que a pele de alguns frutos e legumes é porosa e pode absorver estes químicos. Isto pode não só alterar o seu sabor e textura, mas também tornar o seu consumo pouco seguro

Existem alguns métodos químicos seguros para limpar os seus frutos e legumes. O vinagre e o bicarbonato de sódio podem ser utilizados para lavar os produtos frescos. Podem reduzir as bactérias e os pesticidas nos produtos

Para as lavagens com vinagre, pode utilizar vinagre de malte destilado, de cidra ou de vinho. Utilize apenas meia chávena de vinagre por cada chávena de água, deixando os produtos de molho e mexendo ocasionalmente, durante dois a três minutos. Em seguida, enxague em água fria fresca durante pelo menos um minuto. 

No entanto, uma desvantagem da utilização do vinagre é que o ácido acético que contém pode alterar o sabor e a textura - especialmente dos frutos macios - se os deixar de molho mais de dois ou três minutos e não enxaguar suficientemente bem. 

No caso do bicarbonato de sódio, cerca de 0,84 gramas de bicarbonato de sódio por 100 mililitros de água demonstraram impedir o crescimento de germes em produtos frescos. Também se verificou que deixar de molho durante 15 minutos com bicarbonato de sódio remove quase todos os vestígios de pesticidas dos produtos frescos. 

Na realidade, só necessita de uma colher de chá de bicarbonato de sódio por cada chávena de água fria para lavar os produtos. Isto irá remover os micróbios e os pesticidas sem alterar o sabor dos produtos. Mergulhe os frutos e legumes numa tigela limpa durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. 

Como o bicarbonato de sódio é alcalino, deixar de molho por mais de 15 minutos e não enxaguar bem, pode danificar a casca de frutas e vegetais delicados, afetando a sua textura e sabor. 

Uma investigação que comparou o efeito da lavagem de maçãs apenas com água e a sua imersão em bicarbonato de sódio revelou que a água era quase tão eficaz quanto o bicarbonato de sódio na remoção de pesticidas. Também vale a pena referir que a maioria dos vestígios de pesticidas encontrados em produtos frescos estão em níveis não perigosos - e os níveis de vestígios consumidos no Reino Unido não são considerados como causadores de doenças

Mas um estudo recente com maçãs revelou que os pesticidas penetram para além da casca. Por isso, para além da lavagem, os autores sugerem que descascar as maçãs antes de as comer pode reduzir ainda mais os vestígios de pesticidas a que possa estar exposto. 

Uma desvantagem de descascar as maçãs é o facto de se perderem muitos nutrientes valiosos que a casca dos frutos e dos vegetais contém. Por outro lado, muitas frutas e legumes não podem ser descascados (como as uvas ou a alface). 

Assim, com base no conjunto de informações de que dispomos atualmente, a água continua a ser a melhor forma de limpar os produtos frescos. Não há nenhuma vantagem real em usar vinagre ou bicarbonato de sódio. 

Vegetais versus frutos 

Os produtos com uma casca dura (como as abóboras) ou uma pele firme (como as batatas, as batatas-doces e as raízes tuberosas) podem ser esfregados com uma escova para legumes até ficarem com um aspeto limpo. Os tomates podem simplesmente ser lavados sob uma água corrente durante cerca de 30 segundos, esfregando suavemente com as mãos. 

Para lavar os vegetais de folha verde - como a alface, os brócolos, a couve-flor, a kale ou a couve - separe as folhas ou os talos e passe-os individualmente por água da torneira, esfregando com as mãos durante um minuto. Uma vez que normalmente a alface é consumida crua, é mais seguro deitar fora as folhas exteriores danificadas, pois é provável que estejam contaminadas com bactérias

No caso dos frutos, a água é novamente a melhor forma de eliminar os contaminantes. No caso dos frutos de caroço, das maçãs e dos pepinos, passe-os por água fria e corrente durante um minuto para remover a sujidade, os micróbios e a camada de cera. 

O elevado teor de água das cerejas, uvas, morangos e outras bagas torna estes frutos particularmente perecíveis. Molhar as bagas aumentará o crescimento de quaisquer germes presentes e reduzirá o seu prazo de validade. Como tal, é melhor guardá-las sem lavar no frigorífico, lavando-as apenas quando for consumi-las. Retire as bagas estragadas ou com bolor antes de as guardar no frigorífico. 

Todos os frutos e legumes que não vai comer imediatamente devem ser limpos com papel de cozinha ou colocados numa centrifugadora de saladas para remover a humidade e reduzir o crescimento de germes. Depois, guarde-os num recipiente com tampa no frigorífico. É também uma boa ideia limpar os lava-loiças, as superfícies e os utensílios de cozinha antes de lavar e preparar os seus produtos. 

Tenha em atenção que nenhum método de lavagem doméstica pode remover ou matar completamente todos os germes que possam estar presentes na fruta e nos legumes. Apenas a cozedura com calor acima dos 60 graus Celsius pode fazê-lo. 

* Primrose Freestone é professora associada de microbiologia clínica no departamento de ciências respiratórias da Universidade de Leicester, no Reino Unido. É bioquímica de formação. Freestone não trabalha para, não presta consultoria, não detém ações nem recebe financiamento de qualquer empresa ou organização que possa beneficiar deste artigo e não revelou quaisquer afiliações relevantes para além de uma nomeação académica. 

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados